Novidade no Democrata
Surgiu esta semana uma boa notícia para a torcida do Democrata. O ex. zagueiro João Carlos dos Santos foi empossado como novo presidente do Conselho Gestor do clube.
Desde a semana passada o nome de João Carlos vinha sendo especulado para encabeçar uma das chapas nas eleições marcadas para o mês de dezembro. De acordo com as primeiras informações, João Carlos passa a ser o responsável direto pelo departamento de futebol do Democrata. Cabe a ele, a partir de agora, definir a sua diretoria, ou seja, nomear as pessoas que irão compor o Conselho Gestor, numa alusão ao que se faz, por exemplo, no América, onde existem 09 diretores, sob o comando do presidente Marcos Salum.
Sobre a eleição, ao que tudo indica, ela será mesmo mantida para dezembro, como já estava definido no estatuto. Até lá, Flávio Reis continuará como presidente do clube, mas desde já, foram delegados poderes totais para João Carlos, que também será o candidato da situação na época da eleição.
A figura de João Carlos associada aos atuais membros da diretoria traz muita credibilidade do clube. Novas portas serão abertas e muito provavelmente o Democrata terá mais apoio dos times da capital para a disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro em 2014.
Será o ano do centenário do Jacaré, uma data especial, que precisará ser coroada com o retorno da equipe à divisão de elite do futebol mineiro.
Ninguém usou
Ao que tudo indica, o Estádio Raymundo Sampaio, o Independência, foi fechado desnecessariamente pela FIFA, durante o período da Copa das Confederações. O estádio nem sequer foi utilizado pelas seleções que estiveram em Belo Horizonte. As equipes participantes do torneio optaram por realizar suas atividades no ineirão, local das partidas, SESC Venda Nova e CT Lanna Drumond, pertencente ao América (no caso da Seleção do Taiti).
Oficialmente, o Independência foi cedido à Fifa a partir do dia 2 de junho, mas a primeira intenção era a de fechá-lo em 25 de maio. A exceção só foi aberta porque os dirigentes de Cruzeiro, Atlético e América fizeram pedidos à Secopa para que o estádio fosse liberado nos primeiros jogos das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.
Como resultado desta cessão, três partidas do Brasileirão foram transferidas para Sete Lagoas (Cruzeiro x Corintianas / Cruzeiro x Internacional / Atlético x Grêmio).
Esse foi mais um erro grosseiro de cálculo dos organizadores do evento, que provavelmente não buscaram as informações corretas junto às delegações em tempo hábil.
Ainda não
Tudo caminhava bem, no sentido de que o atacante Adriano voltasse a jogar futebol profissional aqui no Brasil. O Internacional de Porto Alegre foi o clube que abriu as portas para o jogador. Depois de enviar médicos ao Rio de Janeiro, para examinar o antigo camisa 10 do Flamengo, o Inter decidiu se retirar das negociações.
Justamente pelo resultado dos testes realizados, que apontaram a necessidade de um tempo considerável para o ex-camisa 9 da seleção brasileira entrar em campo.
Aos 31 anos, Adriano está sem clube desde o início de novembro de 2012. Após faltar a treinos, o jogador foi dispensado pelo Flamengo sem nem sequer ter jogado uma única partida no retorno ao clube. Antes disso, ele também deixou o Corinthians pelo mesmo motivo.
De forma lamentável, acompanhamos o desfecho da carreira de um dos mais extraordinários centroavantes da história do futebol brasileiro. O termo é esse mesmo, centroavante, daqueles tradicionais, rompedores, homem de área, com incrível poder de conclusão e facilidade para fazer o pivô. É o tipo de atleta difícil de ser encontrado no mercado da bola, atualmente.
Por total irresponsabilidade e displicência, a carreira foi jogada no ralo e a essa altura dos acontecimentos, uma reversão do quadro atual é cada vez menos provável.
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de Tv, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.