Boa idéia
A Arena do Jacaré vai viver algumas semanas movimentadas a partir deste mês de fevereiro. Após um 2013 em que o estádio foi pouco utilizado, a temporada que se inicia promete ser de muitos jogos interessantes em Sete Lagoas.
Além de Minas e Democrata, que disputam os Módulos I e II do Campeonato Mineiro, respectivamente, é provável que a partir de meados de abril, partidas de Atlético, Cruzeiro e América também sejam realizadas na Arena.
O Mineirão, que abrigará seis jogos da Copa do Mundo, será entregue à Fifa nos próximos meses e o Independência deverá funcionar como um local de suporte para treinamentos das seleções que estiverem em Belo Horizonte para partidas do Mundial. Aliás, o estádio do Horto já cumpriu esse papel na Copa das Confederações, embora não tenha sido utilizado para um único treino de seleções que visitaram a capital mineira.
A Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, que recebeu do Estado a incumbência de gerir a Arena do Jacaré pelos próximos anos, está se movimentando para que, após esse período de grandes jogos na cidade, o estádio não fique parado, sem eventos de grande porte.
Muitas idéias interessantes têm surgido e o local poderá abrigar brevemente acontecimentos de grande apelo popular, tais como: Shows musicais, eventos religiosos, feiras, exposições de motocicletas e automóveis, sem contar no lado esportivo, no qual poderá continuar contribuindo com a região, no que tange á parcerias como diversas empresas e instituições, proporcionando a realização de jogos festivos, confraternizações e outras modalidades de festas. Poderá ser uma grande inovação, algo que viabilizará a Arena e que servirá como modelo a ser seguido por outras praças esportivas do interior do estado. Bela iniciativa!
Gol de placa
Para quem milita no futebol profissional ou amador, existe um jargão famoso, sempre utilizado quando o assunto é custear transmissões esportivas: “Fazer futebol no interior não é fácil!” E de fato, a expressão vai de encontro com a realidade financeira de grande parte dos veículos de imprensa de Sete Lagoas e de todo o interior de Minas Gerais. Já pararam pra pensar quanto custa para uma emissora de rádio fazer as transmissões de todos os jogos do Minas e do Democrata, nos Módulos I e II do Campeonato Mineiro, respectivamente, dentro e fora de Sete Lagoas? O número de coberturas na cidade pode chegar a 17, entre fevereiro e abril, se considerarmos todas as partidas possíveis de serem realizadas pelos dois times até as fases mais avançadas de cada certame. Fora dos limites de Sete Lagoas esse número pode chegar a 18 eventos, nas mais variadas e distantes regiões do estado. Se para uma emissora de rádio é dispendioso executar esse trabalho, imaginem para uma televisão, cujo custo operacional é inapelavelmente muito maior.
Apesar de toda essa dificuldade, são dignos de aplausos e de reconhecimento os esforços da equipe do programa Tempo Esportivo, exibido diariamente na Tv Sete Lagoas (canal 09 da Net e também pela internet no www.tempoesportivo.com.br), que resolveu inovar em 2014. Com autorização da Federação Mineira de Futebol e dos clubes envolvidos, a emissora está transmitindo ao vivo todos os jogos do Democrata no Módulo II do Campeonato Mineiro.
Na final da Copa Eldorado, no dia 26 de janeiro, no Campo do Serrinha, uma transmissão experimental já tinha sido um sucesso e atingido grande repercussão no meio esportivo.
Não satisfeita apenas com a transmissão da final do principal campeonato de futebol amador da região, a equipe se desdobrou e decidiu transmitir os compromissos do Jacaré. Primeiro foi feita a transmissão da partida contra o América de Teófilo Otoni, em Sete Lagoas, com êxito absoluto. Na última quarta-feira, rompendo fronteiras, uma transmissão histórica no Vale do Aço, onde o Democrata enfrentou o Ipatinga. Para este final de semana está prevista mais uma cobertura, desta vez em Três Corações, onde o Jacaré enfrentará o Tricordiano. O projeto é transmitir todos os jogos, até o fim da competição.
Falar o que de uma equipe que está no ar há 22 anos, sempre com os mesmos componentes, representando a cidade e a região com credibilidade, competência e seriedade? Parabéns moçada!
Pensamento só no Galo
O retorno do craque Ronaldinho Gaúcho aos gramados já tem data definida: Será terça-feira da semana que vem contra o Zamora, na Venezuela, na estréia do Atlético na edição 2014 da Copa Libertadores da América.
Próximo de estrear oficialmente nesta temporada, Ronaldinho declarou esta semana que não cria expectativas sobre a Seleção Brasileira e que o pensamento está totalmente voltado para o Galo.
O jogador teve o seu contrato renovado de forma oficial com o Atlético na semana passada, quando o vínculo foi registrado oficialmente na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Além do problema do vínculo, Ronaldinho foi punido pela Fifa com dois jogos de suspensão pela expulsão no Mundial de Clubes.
O aproveitamento de Gaúcho na Copa do Mundo é improvável, até porque o técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, já de mostras que tem o grupo praticamente fechado para a disputa do torneio.
Melhor para o Atlético, que poderá contar com seu astro durante toda a temporada. Quem acompanha o Atlético sabe que existem dois Galos atualmente: Um com Ronaldo e outro, com pouco brilho, sem ele.
Pelo andar da carruagem, de Minas Gerais, Jô aparece como provável único convocado para o Mundial. Dedé corre por fora e tem chances remotas de jogar a Copa.
Calendário apertado
O Cruzeiro enfrentará dificuldades para se adequar aos inúmeros compromissos previstos para este mês de fevereiro. Até agora o técnico Marcelo Oliveira conseguiu usar os titulares no Campeonato Mineiro, algo que foi bom, pois deu ritmo aos atletas. A partir da próxima semana, entretanto, a situação ficará mais complicada por conta dos clássicos.
Já neste domingo, o time celeste enfrenta o primeiro clássico local, contra o América, no Mineirão, e três dias depois terá a estréia na Copa Libertadores da América, contra o Real Garcilaso, em Huancayo, na altitude de 3.200 m do Peru. O time regressará a Belo Horizonte na sexta-feira, dia 14 de fevereiro e dois dias depois terá o Atlético pela frente, no Independência.
Insatisfeito com a distribuição dos jogos no calendário mineiro, o técnico do Cruzeiro, Marcelo Oliveira, criticou a postura da Federação Mineira de Futebol, ao marcar dois clássicos para o time justamente na semana de estréia na Copa Libertadores.
O treinador admitiu a possibilidade de jogar com um time diferente nos clássicos, com o intuito de reduzir o desgaste já no início da temporada.
A reclamação de Oliveira procede, pois a FMF precisa entender que a Libertadores é uma competição muito especial para Atlético e Cruzeiro, com uma logística super complicada e com fatores que dramatizam os confrontos, como clima, temperatura e altitude. Por isso, as partidas do estadual devem ser adaptadas para ambos, de maneira tal a não prejudicá-los na disputa internacional. É aquele velho ditado: “Para os amigos, tudo, para os inimigos, a lei!” Quem sabe um dia a turma aprende…..
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.