Após a realização de 44 partidas, que foram disputadas ao longo dos dois últimos meses, a 23ª edição da Copa Eldorado / Faculdades Promove chega ao fim no próximo domingo com a decisão do título que envolverá duas das mais tradicionais equipes do futebol amador da nossa região: Ideal (região da Gamela) e River (região do Garimpo), farão mais um clássico que promete entrar para a história, revivendo a grande final da edição de 2009/2010, quando o Ideal se sagrou campeão, vencendo por 3 x 1, na Arena do Jacaré (na ocasião, cerca de 8 mil pessoas estiverem presentes no estádio).
Nos jogos das semifinais, realizados no Campo do Serrinha, o River teve muitas dificuldades para superar o Montreal por 2 x 1. Num confronto equilibradíssimo, o time do Garimpo abriu o marcador com Edson. O Montreal chegou ao empate ainda no primeiro tempo através de Alemão. Mas a experiência falou mais alto quando Márcio Heleno conseguiu, na etapa complementar, o gol da classificação.
Na outra semifinal, a história foi bem diferente. De forma impiedosa, o Ideal não tomou conhecimento do Industrial e venceu por 7 a 0. Odair foi o destaque da partida, assinalando três vezes. Juninho ET marcou outros dois gols. Guilherme Júnior e Juninho Neymar completaram a vitória idealense, colocando o galo da Gamela em mais uma decisão de Copa Eldorado.
A programação de jogos para o próximo domingo, no Campo do Serrinha (bairro do Carmo), ficou assim:
Decisão do terceiro lugar:
08:15h –Montreal x Industrial
Decisão do título:
10:15h –River/Neco Tábuas x Ideal
Faltando dois jogos para o término do campeonato, a briga pela artilharia continua em aberto:
GOLS | JOGADOR | EQUIPE |
7 | Juninho ET | Ideal |
7 | Jonathan | Montreal |
4 | Leozinho | Borussia/Bazar Esporte |
4 | Odair | Ideal |
4 | Marcio Heleno | River/Neco Tábuas |
3 | Juninho | Ideal |
3 | Paulo Marcelo | Ideal |
3 | Yan | Industrial |
3 | Marcio Baiano | Máfia Azul |
3 | Mateus | Santa Helena/Minas EPI’s |
Quem conquistar o título no próximo domingo, vai dar um passo importante para se tornar um dos maiores ganhadores da história da Copa Eldorado. Tanto River, quanto Ideal, já levantaram o caneco em outras oportunidades e tentam alcançar o Bangu, maior vencedor da competição, com três títulos. Veja a relação de todos os campeões:
Campeão em 87 / 88 – Municipal.
Campeão em 88 / 89 – Goitacazes.
Bicampeão em 89 / 90 e 90 / 91 – Boa Vista.
Bicampeão em 91 / 92 e 93 / 94 – Galícia.
Campeão em 92 / 93 – Esperança.
Tricampeão – 94 / 95, 95 / 96 e 98 / 99 – Bangu.
Campeão em 96 / 97 – Santa Helena.
Campeão em 99 / 2000 – River.
Campeão em 2000 / 2001 – Lokal, de Santana de Pirapama.
Campeão em 2001 / 2002 – Embrapa.
OBS.: Depois de 5 anos de pausa, a Copa Eldorado voltou a ser disputada e o campeão de 2007 / 2008 foi o Uberlândia.
Campeão em 2008 / 2009 – Samba Gol.
Campeão em 2009 / 2010 – Ideal.
Campeão em 2010 / 2011 – Curitiba.
Campeão em 2011 / 2012 – CAP.
Campeão em 2012 / 2013 – Pro-Minas.
Campeão em 2013/2014 – Santa Helena/Minas EPIs.
A Rádio Eldorado, como de costume, fará a transmissão dos jogos da Copa Eldorado, através do canal AM 1.300 KHZ e também pela internet (www.eldorado1300.com.br). A cobertura também acontece através de vários veículos parceiros, como o Jornal Hoje Cidade, Portal Sete, Jornal Notícia, Jornal Sete Dias, Jornal Boca do Povo, Site Sete Lagoas e TV Sete Lagoas, dentre outros. Diariamente, os ouvintes e internautas também podem acompanhar o completo noticiário esportivo nos programas Tempo Esportivo (11:00 às 12:00) e Eldorado nos Esportes (17:00 às 18:00).
Ao todo, a 23ª edição da Copa Eldorado vai distribuir mais de R$ 6.000,00 em prêmios (troféus, medalhas, brindes e dinheiro). Os troféus e medalhas são personalizados e estão sendo cedidos pelo Bazar Esporte, que também pretende agraciar com prêmios especiais, o goleiro menos vazado e o principal artilheiro do certame.
O campeão da Copa Eldorado tem presença garantida na Supercopa Sete Lagoas, que envolverá também o vencedor da Copa Sete Lagoas, numa melhor de dois jogos, possivelmente na Arena do Jacaré.O torneio deverá acontecer em meados de março, ou no mais tardar, no início de abril. O campeão dessa Supercopa será o representante da cidade na Copa Amav, que tem início previsto para o segundo semestre de 2015.
Assédio sem fim
O ano de 2014 foi mais um de supremacia do futebol mineiro em relação aos times de outras praças do Brasil. Com competência e autoridade, o futebol mineiro viveu em êxtase, soberano dentro do país, com cinco grandes conquistas nos dois últimos anos. Enquanto o Atlético venceu uma Copa Libertadores, uma Copa do Brasil e uma Recopa, o Cruzeiro venceu o Brasileirão por duas vezes consecutivas.
Estrutura, responsabilidade administrativa, planejamento, comissão técnica fixa e grandes elencos. Tudo o que é possível um clube de futebol fazer para ser vencedor foi feito pelos principais clubes do estado. Mas, o ditado de que “tudo que é bom dura pouco”, parece estar assombrando o futebol mineiro nesse início de 2015.
A dupla mineira virou alvo do mercado, seja nacional ou internacional. Nesse quesito, o Cruzeiro tem sofrido bem mais do que o Atlético. Da equipe considerada titular em 2014, cinco jogadores já deixaram a Toca da Raposa. O lateral esquerdo Egídio, o volante Lucas Silva e os meias Ricardo Goulart e Everton Ribeiro foram vendidos.
Além de Marcelo Moreno, que pertence ao Grêmio, e retornou ao clube gaúcho. O volante Nilton foi negociado com o Internacional. O presidente Gilvan de Pinho Tavares justifica os salários oferecidos pelas outras equipes como o grande motivo do “desmanche” e já avisou que irá repor as peças perdidas à altura.
No Atlético, o número de saídas foi bem menor, mas a tristeza da torcida foi tão grande pelas perdas, quanto a decepção dos cruzeirenses. O clube negociou apenas o zagueiro Réver e o atacante Diego Tardelli, mas outros jogadores já foram procurados por diversas equipes brasileiras e internacionais. O zagueiro Jemerson, o lateral direito Marcos Rocha, o lateral esquerdo Douglas Santos e o meia-atacante Luan são alguns exemplos.
Agora, resta saber se os ótimos treinadores, Marcelo Oliveira e Levir Culpi, terão, de novo, a habilidade para adaptarem os elencos à realidade atual e se os reforços que estão chegando, de fato conseguirão se encaixar nos times, mantendo o excepcional nível de competitividade demonstrado nas últimas temporadas. Um baita desafio para os dois maiores gigantes do futebol brasileiro em 2013 e 2014.
Contagem regressiva para o início do Módulo II
Apesar da reclamação dos clubes, o Campeonato Mineiro do Módulo II de 2015 deve mesmo começar no final de semana do carnaval, a partir de 14 ou 15 de fevereiro. A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou a tabela de jogos em dezembro e não voltou a se pronunciar sobre o pedido dos clubes para o adiamento da primeira rodada.
No grupo A estão Ipatinga e Social, representando o Vale do Aço, e o América de Teófilo Otoni defende o Vale do Mucuri. Completam a chave o Minas Boca de Sete Lagoas, Nacional de Muriaé e Nacional de Nova Serrana (que virou Nacional de Esmeraldas e que, por motivos financeiros, desistiu oficialmente da disputa). No grupo B estão: Montes Claros, Patrocinense, Tricordiano, CAP, Uberlândia e Araxá.
A primeira rodada marca os seguintes confrontos:
Montes Claros x Tricordiano
Ipatinga x Social
América-TO X Nacional
CAP x Uberlândia
Araxá x Patrocinense
Na busca pelo equilíbrio financeiro, o Minas Boca vai utilizar a velha política do “bom e barato” e tentar o retorno à divisão de elite do futebol mineiro. Como o grupo A tem apenas cinco equipes, o time de Sete Lagoas só estréia na segunda rodada, no dia 21 de fevereiro, quando irá enfrentar o América de Teófilo Otoni em Sete Lagoas (essa partida, como todas as outras do “João de Barro”, poderão ser realizadas no Estádio Emílio de Vasconcelos Costa – Campo do Ideal, que ainda aguarda a liberação de laudos de segurança dos órgãos competentes).
Ao final da primeira fase, os três primeiros colocados de cada grupo avançam para o hexagonal final, que será disputado em turno e returno. No fim, os dois melhores classificados ascendem ao Módulo I de 2016.
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.