Mais de cinco mil pessoas, segundo estimativas, estiveram presentes na decisão da 23ª edição da Copa Eldorado / Faculdades Promove, domingo passado, no Campo do Serrinha, em Sete Lagoas. Em campo, Ideal e River travaram um dos duelos mais emocionantes da história do torneio. Preparo físico e ajuste tático foram os pontos altos da equipe da Gamela, que buscava o bicampeonato.
Pelos lados do time do Garimpo, sobraram qualidade técnica, disposição e um incentivo extra, que veio das arquibancadas, com maioria esmagadora de torcedores presentes no estádio. Foi assim que o River derrotou o Ideal nos pênaltis por 7 x 6, após empates por 2 x 2 no tempo normal e 0 x 0 na prorrogação.
Odair marcou os dois gols do Ideal. Pelo River marcaram Jardelzinho e Eduardinho. Na decisão do terceiro lugar, o Montreal fez prevalecer o seu favoritismo e bateu o Industrial por 3 x 0, com gols de Ícaro, Iuri e Dioninha.
Juninho ET do Ideal foi o artilheiro da Copa, com 08 gols assinalados. Fleiver do River, ganhou o prêmio de goleiro menos vazado, pois sofreu 06 gols em 07 jogos, enquanto que, Leo Requebra do Ideal sofreu os mesmos 06 gols, porém em 06 partidas, situação idêntica à do goleiro Fábio do Montreal.
Muitos parceiros da Rádio Eldorado, empresários e políticos comparecem ao Campo do Serrinha prestigiando a grande decisão: Dr. Ronaldo João (representando o Prefeito Márcio Reinaldo), Magela Martins, Secretário Municipal de Esportes, o vereador Caramelo e o proprietário da loja Bazar Esporte, Hudson Maciel (patrocinador dos troféus e medalhas para os três melhores times da Copa), foram alguns dos presentes.
Para a próxima edição fica a expectativa de uma participação recorde quanto ao número de agremiações, incluindo também alguns representantes de cidades vizinhas a Sete Lagoas.
Há ainda um clamor grande por parte de torcedores, dirigentes e atletas para que a próxima Copa Eldorado seja decidida na Arena do Jacaré, uma vez que o apelo popular não para de crescer em torno da competição. Esse é um assunto que será discutido, no futuro, entre a direção da Rádio Eldorado e o coordenador do certame, James Carlos Costa, o Caroba.
Com a conquista do River, a galeria de campeões da Copa Eldorado ficou assim:
Campeão em 87 / 88 – Municipal.
Campeão em 88 / 89 – Goitacazes.
Bicampeão em 89 / 90 e 90 / 91 – Boa Vista.
Bicampeão em 91 / 92 e 93 / 94 – Galícia.
Campeão em 92 / 93 – Esperança.
Tricampeão – 94 / 95, 95 / 96 e 98 / 99 – Bangu.
Campeão em 96 / 97 – Santa Helena.
Campeão em 99 / 2000 – River.
Campeão em 2000 / 2001 – Lokal, de Santana de Pirapama.
Campeão em 2001 / 2002 – Embrapa.
OBS.: Depois de 5 anos de pausa, a Copa Eldorado voltou a ser disputada e o campeão de 2007 / 2008 foi o Uberlândia.
Campeão em 2008 / 2009 – Samba Gol.
Campeão em 2009 / 2010 – Ideal.
Campeão em 2010 / 2011 – Curitiba.
Campeão em 2011 / 2012 – CAP.
Campeão em 2012 / 2013 – Pro-Minas.
Campeão em 2013/2014 – Santa Helena/Minas EPIs.
Campeão em 2014/2015 – River
Ao todo, a 23ª edição da Copa Eldorado / Faculdades Promove distribuiu mais de R$ 7.000,00 em prêmios (troféus, medalhas, brindes e dinheiro).
Com a conquista, o River tem presença garantida na Supercopa Sete Lagoas, que envolverá também o vencedor da Copa Sete Lagoas (que ainda não terminou), numa melhor de dois jogos, possivelmente na Arena do Jacaré. O torneio deverá acontecer em meados de março, ou no mais tardar, no início de abril. O campeão dessa Supercopa será o representante da cidade na Copa Amav, que tem início previsto para o segundo semestre de 2015.
Não pode parar
Após o encerramento da Copa Eldorado, com sucesso absoluto dentro e fora de campo, a bola vai seguir rolando nos campos de Sete Lagoas. Começou neste final de semana o Torneio da Amizade do Campo do Bangu (bairro Vapabuçu) e quatro jogos foram realizados, movimentando toda a região:
Centenário 01 x 03 Villa Real
Bangu 00 x 04 Avaí Canadense
Feriado 04 x 03 Internacional Leão
Itapuã 02 x 05 Águia Dourada
São dez equipes divididas em duas Chaves de 05:
Chave A:
Centenário
Avaí Canadense
Feriado
Águia Dourada
Bom D’Copus
Chave B:
Bangu
Villa Real
Itapuã
Internacional Leão
Juventus
De acordo com o Secretário Municipal de Esportes, Magela Martins, o ano de 2015 será de grandes realizações na área esportiva em Sete Lagoas. O calendário que está sendo montado deverá conter as disputas da Supercopa Sete Lagoas, Campeonato Amador Municipal, Copa Zé Belarmino e Copa do Futuro (para as categorias de base). Poderá ser o ano da retomada do crescimento do futebol da cidade e região.
No caminho certo
O futebol apresentado pelo Atlético na partida contra o Tupi foi suficiente para garantir os primeiros três pontos para o time no Campeonato Mineiro, mas o técnico Levir Culpi declarou que espera mais da equipe daqui por diante. Para ele, o time alternou bons e maus momentos na vitória por 2 a 0. Apesar de admitir que ainda é necessário evolução, o treinador declarou que o grupo já tem o chamado DNA, marcado pela velocidade e compactação imediata.
Ainda sem poder contar com Guilherme, que se lesionado, e mesmo não admitindo publicamente, Levir sabe que a ausência de um autêntico camisa dez faz muita falta na armação das jogadas e na melhoria da criatividade do setor ofensivo. Não resta dúvida de que o time está encaixado, bem treinado e entrosado, mas o torcedor espera agora a chamada “cereja do bolo”, alguém que ele possa chamar de ídolo, o diferencial, aquele atleta que seja capaz de fazer o algo mais. Vamos aguardar!
Vale a pena investir
A diretoria do Cruzeiro segue trabalhando pesado nos bastidores para suprir as saídas de atletas primordiais nas últimas temporadas, como Lucas, Silva, Egídio, Marcelo Moreno, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro. Após acertar a contratação do volante Willians, do Internacional, outras novidades estão surgindo. O meia Gabriel Xavier, da Portuguesa, está na mira da Raposa, que já iniciou a conversa para contratá-lo. Segundo o gerente de futebol do clube celeste, Valdir Barbosa, o jogador foi oferecido ao clube, e o presidente Gilvan de Pinho Tavares deu o sinal verde para a contratação.
Outro nome da lista é Cleiton Xavier, que está no futebol ucraniano, mas a situação é um pouco mais complicada porque os dirigentes do Metalist querem uma negociação em definitivo. Segundo informações, Cleiton Xavier já completou três meses de salários atrasados na Ucrânia e deverá entrar no tribunal da FIFA pra tentar a transferência para qualquer time. Vários times do Brasil têm interesse nele, mas a favor do Cruzeiro conta o fator “caixa cheio”, uma vez que time vendeu vários atletas e fez poucos investimentos até aqui.
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.