Em função da viagem do Prefeito Márcio para a Cidade Administrativa, onde se reuniu com membros do Governo Estadual para tratar de assuntos de interesse de Sete Lagoas, o Programa Café com o Prefeito desta semana contou com as presenças dos Secretários Municipais Magela Martins (Esporte) e Márcio Vicente (Cultura, Governo e Comunicação).
Dentre os vários assuntos abordados no semanário, na esfera esportiva, os que mais chamaram a atenção e que foram destacados com ênfase pelo Secretário Magela Martins foram:
CAMPO DO CAP: De acordo com o Diretor de Operações da Codesel, o popular “Toninho Macarrão”, as obras para construção de arquibancada e drenagem pluvial do Campo do CAP, no bairro Progresso, serão reiniciadas na próxima segunda-feira (3), de agosto. O prazo para a conclusão da obra é de aproximadamente 90 dias.
GINÁSIO JK: Com relação à obra para construção do ginásio poliesportivo do bairro JK, passada mais uma semana, o que se percebe é o aumento considerável no ritmo dos serviços, o que poderá significar uma antecipação na previsão da conclusão da obra. O ginásio deverá ser entregue à população ainda em 2015.
CONSTRUÇÃO DE MAIS TRÊS QUADRAS: Com projetos já aprovados e licitados, brevemente será iniciada a construção de uma quadra esportiva no bairro Monte Carlo. Além disso, as quadras dos bairros Cidade de Deus e Barreiro terão suas construções finalizadas. A expectativa é de que elas sejam entregues as suas respectivas comunidades em até três meses.
REFORMA DE QUADRAS: Ainda em 2015 já estão confirmadas as obras para reforma das quadras dos bairros Vapabuçu, Eldorado, Del Rey, reivindicações antigas dessas comunidades.
COPA DO FUTURO: Por fim, foi dado um destaque especial para a Copa do Futuro, competição que abrange atletas entre 8 e 14 anos, num total de mais de 1.000 crianças e adolescentes. A Copa do Futuro é um torneio idealizado e organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, que conta com a coordenação da Liga Eclética Desportiva de Sete Lagoas. Já foram realizadas duas rodadas. Os jogos estão acontecendo aos sábados pela manhã, nos diversos campos de bairro da cidade.
O Programa Café com o Prefeito vai ao ar toda segunda-feira, ao vivo na Rádio Eldorado AM 1.300KHZ, a partir das 08 horas da manhã. Álvaro Vilaça e Leila Dias são os entrevistadores do programa. Ouça também pela internet (www.eldorado1300.com.br). O projeto conta também com as participações da Tv Sete Lagoas (que transmite o programa às quintas-feiras às 20:00), Site SeteLagoas.com.br (que transcreve as notícias esportivas divulgadas no programa dentro da coluna “ Tempo Esportivo, com Álvaro Vilaça”), Rádios Fac FM e Santana FM (que retransmitem o programa às terças-feiras a partir das 08:30 da manhã), Portal Sete (www.portalsete.com.br) e ainda dos jornais Notícia (circulação às terças-feiras) e Hoje Cidade (circulação aos sábados).
Erro garrafal e sem explicação
De candidato ao rebaixamento à postulante ao título de campeão brasileiro em 2015! Essa é a realidade do Palmeiras dentro da competição nacional. No final de semana passado o time goleou o Vasco por 4 a 1 e entrou no G4 em grande estilo. A equipe que estava em campo, porém, tinha poucas diferenças em relação ao que atuou antes da chegada de Marcelo Oliveira; com exceção de Egidio, eram nomes que já estavam a disposição de Oswaldo de Oliveira. Desde a contratação do novo comandante, entretanto, muita coisa mudou no Palmeiras.
De acordo com membros da imprensa paulista que acompanham o alviverde desde o início da temporada, alguns fatores têm sido primordiais para a mudança de patamar do time, dentre eles: A consolidação de um time base, defesa sólida, recuperação da confiança e da qualidade técnica dos atacantes, implantação de nova metodologia de trabalho, priorizando a harmonia do grupo, em detrimento ao individualismo e a diminuição dos cartões amarelos e vermelhos, o que, aliás, foi também a marca registrada do Cruzeiro comandado por Marcelo Oliveira em 2013 e 2014.
Em função destes e de outros fatores, o questionamento mais do que natural de grande parte da torcida do Cruzeiro continua, mesmo quase três meses após a mudança no comando técnico do time: O que pode ter feito o presidente, Dr. Gilvan de Pinho Tavares imaginar que, com Vanderlei Luxemburgo a equipe estaria mais bem treinada, preparada e agrupada para a sequência da temporada? Por que as duas temporadas excepcionais de Oliveira à frente do clube foram tão desvalorizadas e desconsideradas após a eliminação na Copa Libertadores da América deste ano, frente ao River Plate, que por sinal é um dos finalistas da competição? Embora o presidente tenha dado declarações dizendo que não está preocupado com o momento do clube, a torcida continua aguardando respostas para a sucessão de lambanças promovidas dentro e fora de campo, numa temporada que já está totalmente comprometida!
Mineiros em destaque
A vitória sobre o Figueirense na rodada do final de semana deixou o Atlético no quinto lugar do ranking das equipes que mais lideraram a competição desde a implantação do sistema de pontos corridos, em 2003. O Galo completou pela 30ª vez uma jornada no topo da tabela de classificação. Igualou a marca do Santos, campeão em 2004.
O time com mais rodadas na liderança entre 2003 e 2015 é o Cruzeiro. Três vezes campeão na era dos pontos corridos, o Cruzeiro foi o primeiro colocado em 108 jornadas. Nesse levantamento só é considerada a classificação quando são completados todos os jogos da rodada e os critérios de desempate (maior número de vitórias, saldo de gols e maior número de gols marcados) são utilizados quando há necessidade.
O São Paulo, também tricampeão no período de pontos corridos, é o segundo time com maior número de rodadas na liderança. Ficou 69 vezes na frente. Logo atrás está o Corinthians, com 68. Ambos já lideraram no Brasileirão 2015, que já teve cinco times diferentes no primeiro posto (Sport e Atlético-PR foram os outros dois). O Fluminense, que não foi ponteiro na temporada atual, completa a lista de top 5 de líderes históricos da competição com 46 rodadas no topo.
Minas Gerais demonstra assim a sua força de conjunto com seus dois principais clubes no futebol brasileiro. Se for feita uma média de aproveitamento por estados, Minas também aparece como a principal força do País.
Boa estréia em São João Del Rey
Apesar de todas as dificuldades encontradas dentro e fora de campo, o Democrata estreou no campeonato mineiro da terceira divisão com empate por 0 x 0 diante do Figueirense. O jogo, realizado no domingo passado, foi bastante disputado do princípio ao fim, com a equipe de Sete Lagoas sendo superior ao adversário principalmente no segundo tempo, porém o placar não saiu do zero.
Comandado pelo treinador Jurandy Gama Filho, o Democrata empatou usando o futebol de: Gustavo Rangel, ítalo, Helbert, Fabrício e Michael; Kaká, Tiago, Walace e Ramon; Vitinho (Pablo) e Fred.
Após o empate os jogadores do Democrata já retornaram para Sete Lagoas e iniciaram os trabalhos visando a partida contra o Arsenal de Santa Luzia, na Arena do Jacaré, domingo às 10 horas.
Os resultados da primeira rodada foram os seguintes:
Em Ipatinga: Novo Esporte 1 x 0 Ipatinga
Em Itabira: Siderúrgica União Luziense 3 x 2 Siderúrgica
Em Sete Lagoas: Betinense 0 x 0 Formiga
Em Guaxupé: Esportiva 2 x 0 Atlético de Frutal
Em Uberaba: Uberaba 2 x 0 Coimbra
A 2ª rodada marca os seguintes jogos para o final de semana:
Domingo, dia 02/08 às 10 horas:
Em Nova Serrana: Ponte Nova x Valério
Em Coronel Fabriciano: União Luziense x Novo Esporte
Em Sete Lagoas: Democrata x Arsenal
Em Ituiutaba: Ituiutabano x Uberaba
Em Formiga: Formiga x Figueirense
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.