Ainda estamos longe do ideal, mas para quem andou fora até do chamado “Top 10”, até que Brasil recuperou um pouco de terreno no cenário esportivo internacional. Na última semana a FIFA divulgou o ranking de seleções atualizado e a seleção canarinho aparece na sexta colocação.
Já os rivais argentinos seguem bem, na vice-liderança, atrás da Bélgica. O empate contra a Argentina e a vitória contra o Peru no último mês pelas Eliminatórias ajudaram o Brasil a subir duas posições e ultrapassar Portugal e Colômbia. Já o Chile, que venceu a Seleção Brasileira na estréia do torneio qualificatório para a Copa, também vem evoluindo em termos de ranking. A La Roja é a quinta colocada, à frente do Brasil, e colhe os frutos da boa campanha na Copa América.
A Bélgica, que já havia conquistado a liderança do ranking em novembro, se manteve na primeira colocação. Mesmo não sendo uma seleção tradicional, o time vai virar o ano no posto mais alto do futebol mundial. Difícil de entender e até de explicar!
Já a atual campeã do mundo Alemanha perdeu algumas posições. Agora, os algozes do Brasil em 2014 ocupam a quarta colocação, atrás de Espanha e das já citadas Argentina e Bélgica. Inglaterra e Áustria completam a lista das dez primeiras seleções mais bem ranqueadas.
Confira a lista das 10 primeiras seleções com a pontuação:
1 – Bélgica: 1494
2- Argentina: 1455
3- Espanha: 1370
4- Alemanha: 1347
5- Chile: 1273
6- Brasil: 1251
7- Portugal: 1219
8- Colômbia: 1211
9- Inglaterra: 1106
10- Áustria: 1091
Números incontestáveis
Não faltaram polêmicas, drama e emoção na decisão da Copa do Brasil. O Palmeiras venceu o Santos, e ficou com o seu terceiro título do torneio. Campeão em 1998 e 2012, o Verdão ganhou o torneio em 2015, o primeiro decidido nos pênaltis na história da competição, desde 1989. No ranking de títulos da Copa do Brasil, o Palmeiras agora está na terceira posição, ao lado de Corinthians e Flamengo (com três títulos cada), atrás de Cruzeiro e Grêmio (que venceram quatro cada), que são os maiores vencedores da competição.
Com a unificação dos títulos nacionais pela CBF (Taça Brasil, Roberto Gomes Pedrosa e Campeonato Brasileiro, que passaram a ser considerados todos como o principal torneio nacional do país), e contando também a Copa do Brasil, o Palmeiras se consolidou ainda mais na liderança do ranking de títulos nacionais com a conquista deste ano.
O Verdão soma agora 11 títulos (2 da Taça Brasil, 2 do Robertão, 4 do Brasileirão e 3 de Copa do Brasil). O Santos, vice-campeão, perdeu a chance de empatar com o Palmeiras na liderança histórica e agora está empatado com o Corinthians na segunda colocação com 9 títulos.
Ranking de títulos nacionais:
1º – Palmeiras (11)
2º – Corinthians e Santos (9)
4º – Cruzeiro e Flamengo (8)
6º – Grêmio e São Paulo (6)
8º – Fluminense e Vasco (5)
10º – Internacional (4)
11º – Atlético-MG, Bahia e Botafogo (2)
14º – Atlético-PR, Coritiba, Criciúma, Guarani, Juventude, Paulista e Santo André (1)
Copa Eldorado movimenta Sete Lagoas e região
Após meses de expectativa, começou no último final de semana a 24ª edição da Copa Eldorado / Faculdades Promove. Com grandes jogos, ótima presença de público e a costumeira organização que fez da competição a de maior apelo popular da região, um total de 25 gols foram anotados somente nos jogos de sábado e domingo, propiciando uma média de 3,12 gols por partida.
Nenhum problema extra campo foi observado nos campos onde foram realizadas as partidas. A Polícia Militar, a Guarda Municipal e a 14ª Cia Mesp estiveram presentes dando todo o respaldo no que tange à segurança do evento.
Os resultados da primeira rodada foram os seguintes:
Jogos de sábado:
Campo do Curitiba:
Universitário 1 x 5 Operário / JNT
Montreal / MobiliadoraCristelli 0 x 1 Máfia Azuk
Campo do Bangu:
Hermanos de Paraopeba 4 x 2 Inter / Asa Comunicação
Municipal de Jequitibá 2 x 1 Industrial Martins Auto Car
Jogos de domingo:
Campo do Serrinha:
River / Neco Tábuas 2 x 0 Vila Real / Sindeseth
Santa Helena / Serrinha 4 x 0 Master Medical Polivalente
Campo do Eucalipal:
Garimpeiros / TH Car 0 x 1 Bela Vista
Ideal 2 x 0 Fluminense / Serralheria Auto Acabamento
O fechamento desta primeira rodada tem dois jogos programados para a terça-feira:
Campo do Eucalipal:
08h15 – Instituto Trilhar / Varejão Santa Rosa x Embrapa
10h15 – União Corinthians / Caminho das Índias x União Borussia / Prominas
De acordo com a tradição, todos os jogos da Copa Eldorado estão sendo transmitidos ao vivo pela Rádio Eldorado AM 1.300 KHZ e também pela internet (www.eldorado1300.com.br). A cobertura também está sendo extensanos vários veículos parceiros, como o Jornal Hoje Cidade, Portal Sete, Jornal Notícia, Jornal Sete Dias, Jornal Boca do Povo, Jornal Tribuna, Site Sete Lagoas e TV Sete Lagoas, dentre outros.
Diariamente, os ouvintes e internautas também podem acompanhar o completo noticiário esportivo nos programas Tempo Esportivo (11:00 às 12:00) e Eldorado nos Esportes (17:00 às 18:00). A coordenação da Copa espera finalizar as partidas da primeira fase antes do recesso de fim de ano. Após as festividades de fim de ano a Copa Eldorado entrará na fase eliminatória, com a seguinte previsão de datas de janeiro de 2016: Oitavas-de-final: 9 e 10; Quartas-de-final: 16 e 17; Semifinais: 23 e/ou 24; Decisão de Terceiro Lugar e Final: 31.
O regulamento da edição 2015/2016 prevê, ao fim da primeira fase que, os três primeiros colocados de cada grupo avancem para a segunda fase, além do quarto melhor colocado, totalizando 16 agremiações na fase eliminatória. Ao todo, a 24ª edição da Copa Eldorado vai distribuir mais de R$ 6.000,00 em prêmios (troféus, medalhas, brindes e dinheiro).
Cumpriu bem o seu papel
A “Era Mano Menezes” nem bem começou e já se encerrou no Cruzeiro. O ciclo no clube terminou com um revés para o Internacional, no estádio Beira-Rio. O resultado no 16º jogo à frente do clube culminou com o fim de uma invencibilidade de 13 partidas do treinador gaúcho à frente da equipe.
É inegável, porém que, Mano cumpriu muito bem o seu papel no Cruzeiro, e fez com que o time terminasse o ano sem sofrimentos, chegando até a sonhar, ainda que timidamente, com uma vaga na Copa Libertadores da América de 2016.
Após o confronto disputado em Porto Alegre, ele enalteceu a sua passagem por Minas Gerais – com oito vitórias, seis empates e duas derrotas em 16 compromissos – e ainda explicou o que a diretoria pretende para 2016, ou seja, que o Cruzeiro vai tentar seguir o que foi implantado por ele. O comandante apontou o carinho da torcida como preponderante para o seu sucesso com a camisa do Cruzeiro e não poupou elogios ao elenco que teve em mãos até este fim de semana, na 38ª rodada do Brasileirão.
Mano Menezes deixa a Toca da Raposa II e se muda para o ShandongLuneng, da China, onde firmará um contrato de R$ 50 milhões por duas temporadas, algo totalmente fora da realidade do futebol brasileiro, razão pela qual, fez com que o Cruzeiro sequer, esboçasse qualquer tipo de esforço para apresentar uma contra proposta.
Gigante da Pampulha ganha força
Há quem diga que a performance do Atlético jogando no Estádio Independência já não é mais a mesma! Durante meses a equipe manteve-se invicta no local, desde a sua reinauguração, em abril de 2012. A primeira derrota aconteceu somente após 15 meses na nova casa.
O revés para o Atlético-PR em 1º de agosto de 2013 foi o único nos dois primeiros anos no Horto. Foi lá que o clube voltou a disputar títulos. Foi vice-campeão brasileiro e chegou à final da Libertadores, que por força de regulamento teve de ser disputada no Mineirão. Mas em 2015, os números do Atlético no Horto já foram bem menos empolgantes!
Foram quatro derrotas em 2015, número recorde. Como comparação, o Atlético perdeu apenas uma vez nas primeiras 50 partidas no Horto. Derrota que só veio na 38ª apresentação da equipe no Independência. Sem a força de antes dentro de campo, é o Mineirão que fica fortalecido e o time deve se apresentar por lá mais vezes a partir da próxima temporada.
O time campeão da América, em 2013, é responsável pelo melhor ano do Atlético no Independência, com incríveis 82% de aproveitamento. Seguido de perto pela equipe vice-campeã brasileira no ano anterior, quando o Atlético somou 79% dos pontos disputados no Horto e permaneceu invicto como mandante. Algo que até hoje somente dois clubes conseguiram na era dos pontos corridos. O Grêmio de 2009 e o Atlético de 2012.
Ano passado o Atlético venceu a Copa do Brasil, inclusive disputando no Independência a primeira partida da final diante do Cruzeiro. O que foi determinante para a conquista do título, pois a equipe treinada por Levir Culpi venceu por 2 a 0 e levou uma grande vantagem para o jogo da volta, realizado no Mineirão. Apesar do título nacional, o rendimento no Horto caiu. Foram três derrotas em 31 partidas e aproveitamento de 73%.
Veja o desempenho do Atlético ano a ano no Independência, desde a sua reinauguração:
2012 – 23J / 16V e 7E / 50GP e 19 GC / 79% de aproveitamento.
2013 – 32J / 24V, 7E e 1D / 84GP e 28GC / 82% de aproveitamento
2014 – 31J / 20V, 8E e 3D / 50GP e 22GC / 73% de aproveitamento
2015 – 20J / 12V, 4E e 4D / 37GP e 17GC / 66% de aproveitamento
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing