Já está tudo pronto para a realização da 1ª Copa de Vôlei de Sete Lagoas. No próximo final de semana, dias 27 e 28 de fevereiro, a cidade irá receber grandes equipes do voleibol mineiro.
A iniciativa surgiu através de uma parceria da Associação Trem de Minas (ASSTREM) em conjunto com o projeto Amigos do Vôlei e a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e tem como principal objetivo a promoção do voleibol amador nas categorias juvenil e adulto, bem como a integração as diversas instituições envolvidas.
Ao todo, a competição contará com 18 equipes e 270 atletas que disputarão as partidas no ginásio Poliesportivo da UNIFEMM, com portões abertos para o público em geral.
Para a realização do evento, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer disponibiliza parcerias que reforçam o apoio da Prefeitura nas inovações feitas pelo esporte e a perspectiva de que atividades desta natureza são capazes de refletir no futuro, descobrindo novos talentos e criando práticas saudáveis para toda a população.
Uma ideia genial e que merece toda a divulgação, apoio e a presença dos amantes do segundo esporte mais praticado no país. Sete Lagoas já vem se notabilizando no cenário nacional como uma nova praça de praticantes de vôlei, sobretudo com a inserção do Sada na Série B da Liga Nacional. Eventos como esse reforçam ainda mais a vocação da cidade para descobrir atletas de qualidade e de alto rendimento!
Tempo Esportivo
A estreia do atacante Robinho pelo Atlético só foi confirmada para esta semana, uma vez que o jogador não viajou para o Peru, onde o time fez seu primeiro jogo na Copa Libertadores da América e também não entrou em campo diante do Boa Esporte, no último domingo (21).
Contratado como maior estrela do Atlético para 2016, Robinho logo teve sua chegada ao clube comparada com a contratação de Ronaldinho.Motivos para a comparação não faltam. Se Robinho vai ter o mesmo sucesso que teve Ronaldinho durante os dois anos em que ficou em Belo Horizonte só o tempo dirá.
No entanto, em um ponto, o atacante já superou o meia que fez história com a camisa alvinegra. Robinho vai ter um Independência muito mais cheio em sua estreia do que teve Ronaldinho, na primeira partida que disputou pelo Atlético também no Horto.
É claro que o momento de 2016 é outro, as circunstâncias são distintas e principalmente competições diferentes. Ronaldinho estreou pelo Atlético fora de casa, contra o Palmeiras. O primeiro jogo em Belo Horizonte foi o terceiro pelo clube.
Foram 16.367 pagantes em 23 de junho de 2012, um sábado à noite. A partida era válida pela 6ª rodada do Campeonato Brasileiro e o adversário foi o Náutico de Recife.
Já Robinho faz sua estreia em duelo internacional, contra o Independiente Del Valle, do Equador. Com a torcida empolgada pela chegada do craque e também pelo triunfo na estreia, sobre o Melgar, a venda de ingressos se encerrou em menos de quatro horas.
O primeiro contato de Robinho com a torcida do Atlético não vai ser como ele desejava. Em vídeo gravado há dez anos, o jogador declarou que o desejo de atuar pelo clube alvinegro com o Mineirão lotado. Certamente Robinho vai ter essa chance mais na frente, mas nesta quarta-feira (24) ele vai poder sentir diretamente o que conversava com Ronaldinho sobre os atleticanos.
A expectativa dos torcedores é de ver Robinho em campo o mais rápido possível. O técnico Diego Aguirre reconheceu a ansiedade pela estreia do astro, mas, em sua última entrevista, evitou jogar qualquer tipo de responsabilidade sobre o ‘rei das pedaladas’.
Segundo ele, todos estão na expectativa, imprensa, torcedores, jogadores, por tudo que ele representa, por seu nome e por sua qualidade, mas que não é interessante forçar expectativas, jogar a responsabilidade em cima de um único atleta, sobretudo numa competição duríssima como é a Copa Libertadores da América.
Minas Boca volta a perder em casa no Módulo II
Depois de uma estreia ruim e desanimadora, com direito a derrota em casa para o Social de Coronel Fabriciano, por 1 x 0, o Minas Boca “ressurgiu das cinzas” e conquistou uma vitória surpreendente no Vale do Aço.
Na quinta-feira (18) passada, jogando em Coronel Fabriciano (porque o Ipatingão está interditado), o time de Sete Lagoas bateu o Ipatinga por 2 x 1, em jogo dramático, e somou seus primeiros três pontos na disputa.
A disputa do Módulo II do Campeonato Mineiro só está sendo possível, do ponto de vista financeiro, porque o Minas Boca fechou uma parceria com a empresa Proesp de Belo Horizonte, a mesma que esteve com o Democrata na participação do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão em 2015.
Pelo fato da empresa ser da Capital, a preparação está sendo feita em Belo Horizonte o que acaba distanciando ainda mais a equipe do público local. Até aqui, a presença de torcedores nos dois jogos do Minas em casa foi decepcionante.
No último domingo (21), o time fez seu terceiro jogo no campeonato, enfrentando o América de Teófilo Otoni, em Sete Lagoas. Mesmo sendo realizada na parte da manhã, novamente a torcida não compareceu à partida e como resultado, a direção do clube teve que arcar com novos prejuízos.
O valor arrecadado sequer foi suficiente para o pagamento das taxas de arbitragem e da Federação Mineira de Futebol.
Dentro de campo, mais uma atuação ruim e derrota por 2 x 0. Além de ter demonstrado um pequeno poderio ofensivo, com poucas oportunidades de gols, a equipe de Sete Lagoas propiciou inúmeras possibilidades de contra golpes e poderia ter saído de campo sofrendo uma sonora goleada.
A derrota em casa, segunda na competição, deixou o Minas na lanterna do Grupo B, somando três pontos, com duas derrotas e uma vitória.
Pelo regulamento da competição, os 12 participantes foram divididos em dois grupos de seis. Após jogarem em turno e returno, os três melhores colocados de cada chave se classificarão para o hexagonal final. Neste hexagonal, também disputado em turno e returno, serão apontados os dois classificados para a Primeira Divisão do futebol mineiro em 2017.
Os resultados da segunda rodada foram os seguintes:
Patrocinense1 x 0 Araxá
Social 1 x 2 Democrata-GV
Uberaba 3 x 1 Mamoré de Patos de Minas
Minas Boca 0 x 2América-TO
Formiga 4 x 0 CAP de Uberlândia
Ipatinga 3 x 1 Nacional de Muriaé
A classificação dos Grupos A e B após a terceira rodada é a seguinte:
Os próximos jogos do Minas Boca na competição serão os seguintes:
Quinta-feira (25/02): Nacional – Em Muriaé
Domingo (28/02): Democrata de Governador Valadares – Em Sete Lagoas
Segunda-feira (07/03): Democrata – Em Governador Valadares
Quinta-feira (10/03): Nacional de Muriaé – Em Sete Lagoas
Domingo (13/03): América – Em Teófilo Otoni
Sábado (19/03): Ipatinga – em Sete Lagoas
Sábado (26/03): Social – Em Coronel Fabriciano
Precisa evoluir ainda mais
O índice de aproveitamento do Cruzeiro na temporada 2016 é muito bom. Apesar de uma derrota na Copa Sul Minas Rio, o time celeste acumula boa sequência de triunfos no Campeonato Mineiro e só não é líder porque perde para o Atlético no critério saldo de gols.
São três vitórias em quatro rodadas e dez pontos ganhos. Pode parecer bom, mas o Cruzeiro ainda está devendo em 2016. A vitória por 1 a 0 sobe o Tricordiano, gol de Arrascaeta, foi com mais uma atuação abaixo do que o time cruzeirense pode apresentar.
O goleiro Fábio e o zagueiro Dedé, já nos acréscimos, garantiram o resultado, num jogo que terminou de forma dramática para a equipe de Devid. A partida foi realizada na Arena do Jacaré e contou com pequena presença de público, em função do alto valor do ingresso cobrado pelo Tricordiano, mandante do jogo.
Evolução, posse de bola, chances criadas e vitória. Tudo isso foi abordado pelo técnico Deivid, no que definiu como “85 minutos” de felicidade do Cruzeiro, ao longo da partida. O que deixou o treinador irritado foram os cinco minutos finais de partida, quando a Raposa sofreu uma pressão do time de Três Corações e, por pouco, não levou o gol de empate (Dedé tirou a bola, de cabeça, e salvou a equipe cruzeirense).
São 10 pontos em 12 possíveis, mas numa competição em que dificilmente o Cruzeiro vai ficar fora dos semifinalistas, a grande preocupação neste momento é com o futebol ruim e até burocrático que a equipe tem apresentado. Contra o Tricordiano não foi diferente.
Se até fazer o gol o Cruzeiro fazia um jogo seguro, os minutos finais foram de tensão. Agora, Deivid vai ter mais de uma semana para ajustar o time. O próximo compromisso é o clássico com o América, um adversário de Série A do Campeonato Brasileiro.
Ótima oportunidade para a equipe fazer o grande jogo neste começo de temporada e adquirir mais confiança para os grandes desafios que ainda irão surgir ao longo do ano.
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing