Após 11 jogos de invencibilidade, 88% de índice de aproveitamento dos pontos disputados e um triunfo no principal jogo da primeira fase, o clássico diante do Atlético, o Cruzeiro foi derrotado pelo América e de quebra se complicou na edição 2016 de Campeonato Mineiro.
Deivid chegou à semifinal do Campeonato Mineiro com moral. A invencibilidade na primeira fase do Campeonato Estadual (nove vitórias e dois empates) fez com que o treinador recebesse bastante apoio da torcida, que andou desconfiada do trabalho do novo treinador no início da temporada. Entretanto, bastou um resultado negativo no jogo de ida da semifinal para ele receber duras críticas.
O ex-centroavante deixou o estádio Independência bastante contestado pelos 1607 cruzeirenses que assistiram ao confronto das cadeiras. O comandante, porém, encarou a situação com naturalidade e crê que é algo normal no esporte. Segundo ele, resultados assim fazem parte, futebol e não foi feita uma análise fria dos críticos em cima do trabalho como um todo.
E Deivid sabia o que os seus comandados deveriam fazer diferente no confronto do último sábado. O treinador apontou a falta de ambição como ponto chave para o resultado negativo: “Faltou ter mais ambição de fazer o gol e empatar. Tem que dar os parabéns ao América que fez os dois gols e ganhou a partida. O futebol se resume em gol. O América fez, não fizemos. Eu posso fechar o portão dez vezes, eu vou ganhar cinco, perder 15 ou vou ganhar 15 e perder cinco. Eu consegui contra o Atlético e, agora, eu não consegui”.
Certo ou errado, se não conseguir reverter a vantagem americana no próximo final de semana, dificilmente seguirá à frente do clube, pois embora tenha apoio da direção, o relacionamento com a torcida, que nunca foi dos melhores, tenderá a ficar insustentável!
Tempo Esportivo
Sinal dos novos tempos! Pela quarta vez consecutiva o Atlético está entre os 16 melhores times da América do Sul. A vitória por 4 x 0 sobre o frágil Melgar do Peru garantiu a classificação do time para a próxima fase da Copa Libertadores.
A equipe alvinegra encerrou sua participação na fase de grupos do torneio, uma semana antes do que outros cinco grupos. Portanto, ao longo desta semana os atleticanos vão conhecer seu adversário na etapa eliminatória da competição.
O Atlético finalizou sua participação na primeira fase com 13 pontos. Fica em 3º na classificação geral se o Grêmio vencer o Toluca em casa, ou em 4º se o Toluca pontuar. Só perde mais uma posição (podendo ficar em 5º) se o Corinthians massacrar o Cobreloa em casa – a diferença no saldo é de cinco gols pró Galo.
Deportivo Táchira-VEN, Grêmio, Santa Fé-COL, Independiente Del Valle-EQU e Nacional-URU são alguns dos possíveis adversários do Atlético. São Paulo, The Strongest-BOL e Cerro Porteño-PAR são outras equipes que podem cruzar o caminho alvinegro. Mas nem mesmo a chance de encarar um time venezuelano no mata-mata parece iludir os atleticanos.
Em contato com dirigentes e atletas na Cidade do Galo, foi possível sentir que a Libertadores é tratada com muito respeito e ninguém vai menosprezar os adversários. Se os próximos dias vão ser de muitos números e combinações por parte da torcida, dentre do clube, não se fala em preferência de adversários.
Uma coisa é certa: Atualmente com a terceira melhor campanha da fase de grupos, o Atlético já se garantiu entre os cinco melhores. Para se manter na colocação atual, o time mineiro precisa torcer contra Toluca-MEX e Corinthians. Com três grupos da Libertadores já definidos e os outros cinco na última rodada, já é possível fazer previsões sobre alguns cruzamentos. Pelo andar da carruagem, os times brasileiros dificilmente se enfrentarão nas oitavas-de-final.
Entre as possibilidades de confrontos brasileiros nas oitavas, a mais plausível é Corinthians x Grêmio, se os paulistas tiverem a 5ª melhor campanha entre os primeiros colocados e os gaúchos ficarem com o 4º melhor posto entre os segundos. Qualquer outro duelo depende de combinações bem improváveis.
Com metade do Hexagonal Final do Módulo II disputado, Nacional de Muriaé segue líder isolado
Terminou o primeiro turno do Hexagonal Final do Campeonato Mineiro do Módulo II. O Nacional de Muriaé, até então invicto, caiu em casa frente ao Democrata de Governador de Valadares.
Os outros quatro times empataram na rodada do final de semana, o que aumentou ainda mais o equilíbrio da competição. Até mesmo quem está na parte de baixo da tabela segue com possibilidades matemáticas de conseguir o acesso para a Primeira Divisão Estadual de 2017.
Os dois primeiros classificados ao fim do Hexagonal final, após a décima rodada, estão garantidos na elite do próximo ano.
Os resultados da quinta rodadaforam os seguintes:
Uberaba 2x 2 CAP de Uberlândia
Nacional de Muriaé0 x 1 Democrata-GV
América-TO2 x 2 Mamoré de Patos de Minas
A classificação do Hexagonal Final é a seguinte:
No próximo final de semana será realizada a 6ª rodada, que equivale ao início do returno do Hexagonal. Os jogos serão os seguintes:
Sábado:
16h – CAP de Uberlândia x Uberaba
16h – Mamoré de Patos de Minas x América-TO
Segunda-feira:
20h30 – Democrata-GV x Nacional de Muriaé
Apontar os culpados é fácil
O empate do Atlético com a URT, no último final de semana, foi definido por erros individuais. Esta ao menos foi a opinião de Diego Aguirre. O treinador uruguaio evitou falar sobre o estado do gramado do estádio Bernardo Rubinger Queiroz e apontou as falhas como cruciais para o tropeço da equipe na partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro.
No lance que gerou o primeiro gol da URT, Marcos Rocha não conseguiu paralisar o contra-ataque armado por Jonathan Balotelli. O atacante percorreu o campo de uma área à outra e apenas finalizou cruzado no canto esquerdo de Victor.
O segundo gol do mandante na partida foi anotado por Ramos. O meio-campista aproveitou uma saída errada de Victor em cobrança de escanteio e empurrou tranquilamente para o fundo da rede. Sem citar nomes, o técnico aponta os equívocos individuais como fundamentais.
Enquanto credita os tropeços nas partidas aos erros individuais, Aguirre vai ficando cada vez menos confortável no comando técnico da equipe atleticana. Vaiado nos últimos jogos e bastante contestado por grande parte da imprensa, a filosofia de trabalho do treinador tem sido reprovada na medida em que a performance do time dentro de campo não convence a ninguém!
O Atlético volta a encarar a URT, pela semifinal do Campeonato Mineiro, no próximo sábado (23), no estádio Independência. Para se classificar, o time da capital mineira necessita apenas de um empate.
Primeira Copa Sete Lagoas de Futsal Feminino foi sucesso de público e organização
Oito equipes protagonizaram o sucesso da primeira edição da Copa Municipal de Futsal Feminino. Durante aproximadamente quinze dias, dezenas de jogos movimentaram a cidade.
Na fase classificatória, quatro equipes avançaram, nos confrontos e os resultados foram:
Meninas de Ouro A 2 x 4 Manchester
Tupinense 0 x 6 Sete Lagoas F.C .
No último dia de jogos, no Ginásio Poliesportivo do Unifemm, pela decisão do terceiro lugar, o Meninas de Ouro A derrotou o Tupinense por 7 x 3 e ficou com o bronze na competição, em dia inspirado da atacante Izamara, que anotou 3 gols na conta do Tupinense.
“Foi ótimo passamos da semifinal, ficamos com o terceiro lugar foi muito bom participar do torneio,” comentou. Os outros gols foram marcados por Leticia e duas vezes por Tais. Pelo lado do Tupinense, Raiane, Larissa e Isabela marcaram, mas não superaram ‘as Meninas de Ouro’.
Digno de uma grande final, o jogo entre Manchester e Sete Lagoas F.C foi emocionante, em uma partida disputadíssima do início ao fim. Suely achou uma bola colocada e guardou no fundo das redes da goleira Luana, que depois disso, fechou o gol com grandes defesas durante a partida.
No último segundo do jogo, Tainara Beatriz ascendeu a esperança da equipe do Manchester, marcando o gol de empate e levando a partida para os pênaltis. Se de um lado tinha Luana, do lado do Sete Lagoas tinha Natália! A arqueira sete-lagoana pegou o pênalti que rendeu o título para a equipe: “Não tenho nem palavras é emoção demais, a gente lutou muito para chegar até aqui,” afirmou a goleira.
No final da disputa, realizada no último domingo pela manhã, o placar ficou em 5 x 4. O Sete Lagoas F.C é o primeiro time a deixar sua história registrada na competição que foi a primeira de muitas segundo os organizadores e apoiadores: “Nosso intuito é realmente incentivar o esporte na cidade e contribuir para diminuir o índice de criminalidade, esperamos poder realizar mais eventos assim,” comentou Dafine Talita, professora de Legislação da Auto Escola Lu Contin e uma das organizadoras do evento.
O Secretário Municipal de Esportes e Lazer Alex Fabiane, também confirmou que terá sequência o apoio ao esporte: “Vamos desenvolver um projeto de descobrimento de talentos no esporte com o auxílio da Prefeitura, por meio de Escolinhas de Futebol, dando a oportunidade aos jovens e principalmente às mulheres de participarem do esporte”, concluiu.
Além da premiação em dinheiro, troféus, medalhas, foram distribuídos brindes como, capacetes, ingressos para o show do cantor Gustavo Lima, no fim do mês e Cursos de Legislação e direção, tanto aos atletas, quanto aos torcedores, tudo por meio de sorteios.
Os principais destaques da competição foram:
Melhor jogadora: Suely – Sete Lagoas F.C
Artilheira: Barbara – Manchester
Goleira menos vazada: Natália – Sete Lagoas
Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, narrador e repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing