Menu

Priorizar Copa Sul-Americana custa saída do G4 ao Atlético-MG / Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo

1º Tempo

Toda ação resulta em algum tipo de reação, que pode ser positiva ou não! Terminou, no último final de semana, a segunda maior série de invencibilidade conquistada pelo Atlético no novo Estádio Independência. Depois de 23 partidas sem sair derrotado, o Galo perdeu para o Bahia, por 1 a 0, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi a primeira vitória do Tricolor baiano como visitante no Brasileirão de 2019.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

O Alvinegro mandou a campo uma equipe reserva, preservando os titulares para o duelo decisivo contra La Equidad, pela Sul-Americana.

Certamente, a decisão de colocar uma equipe reserva diante do Bahia deve ter sido tomada em conjunto, envolvendo diretoria e comissão técnica. Portanto, o erro garrafal foi coletivo e custou ao Atlético a saída do G4 do Campeonato Brasileiro.

O time que entrou em campo esteve longe de ser medíocre, totalmente abaixo da crítica, com jogadores que não estão à altura da tradição do clube. Nestas condições, a derrota acabou sendo normal.

Também é de se estranhar uma mudança tão brusca de postura em tão pouco tempo: Para um time que em 2018 desprezou a Copa Sul-Americana, inclusive com uma declaração irresponsável de seu presidente, que na época alegou que a competição era uma espécie de Série B da Copa Libertadores, na temporada seguinte, já priorizar a mesma Sul-Americana, abrindo mão do G4 do Brasileirão é algo quase irracional e, portanto, de difícil compreensão.

A série de invencibilidade encerrada contra o Bahia era a segunda maior do Atlético no novo Independência. A melhor sequência do time sem derrota no Horto é de 38 partidas, contadas a partir da reinauguração do estádio, em maio de 2012, até agosto de 2013, quando o Alvinegro perdeu para o Athletico-PR por 2 a 1, pelo Brasileiro, uma semana após a conquista da Copa Libertadores da América.

2º Tempo

O empate do Cruzeiro diante do CSA, no final de semana passado foi desastroso para as pretensões do clube na sequência do Campeonato Brasileiro. O time esteve muito perto de conseguir a segunda vitória consecutiva na competição, que seria o primeiro triunfo fora de casa desde meados do ano passado, mas levou o empate do CSA nos acréscimos do segundo tempo, no Estádio Rei Pelé, e permaneceu em situação preocupante na tabela de classificação, com apenas 15 pontos ganhos em 16 jogos. O técnico Rogério Ceni elogiou o futebol apresentado pela equipe no primeiro tempo da partida, mas, obviamente, não ficou feliz com o resultado e classificou o gol dos alagoanos como uma “infelicidade”. O treinador também tem ressaltado que o preparo físico é uma preocupação, até porquê o time vem caindo de produção com constantemente nas etapas complementares dos jogos.

Agora, o Cruzeiro se prepara para o confronto contra o Vasco, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo com os cariocas será neste domingo, 1º de setembro, às sete da noite no Mineirão.

O confronto diante do Vasco será o último antes da partida decisiva contra o Internacional, pela semifinal da Copa do Brasil, quarta-feira da semana que vem. O Colorado tem a vantagem de ter vencido a primeira partida em Belo Horizonte por 1 x 0. Quem avançar para a final já terá garantida uma premiação de mais de 20 milhões de reais. O campeão vai abocanhar um prêmio de mais de 60 milhões de reais. Pode ser a chance para que o Cruzeiro, além de conquistar o título, também levante um valor financeiro considerável, capaz de apaziguar um pouco a dramática situação financeira vivida pelo clube em 2019.


Reunião define detalhes para a 28ª Copa Eldorado

Uma reunião agendada para esta semana define todos os detalhes para a realização da 28ª edição da Copa Eldorado de futebol amador.

Com a grande procura por parte dos dirigentes de clubes do futebol amador de Sete Lagoas e região, a coordenação do torneio já estuda a possibilidade de limitar o número de times participantes. A ideia é promover a edição deste ano com um mínimo de 16 clubes e máximo de 24. O critério para o limite de inscritos será o da ordem de chegada.

Dentre os principais pontos que ainda não foram resolvidos estãoa fórmula de disputa, calendário de jogos, local da final, valor da taxa de inscrição, liberação ou não para a participação de atletas e ex. atletas profissionais, dentre outras coisas. Uma coisa é certa: Não haverá obrigatoriedade para a inscrição de atletas com relação à idade, como tem acontecido em diversas competições da Federação Mineira de Futebol e também do futebol amador da região.

As inscrições estarão oficialmente liberadas a partir da próxima semana. A reunião oficial e o sorteio das chaves serão realizados em novembro.

Definidos os jogos da primeira rodada do Campeonato Regional 2019

Começa neste sábado a 38ª edição do Campeonato Regional de Futebol Amador. Ao contrário da última disputa, que envolveu várias agremiações, a deste ano contará com apenas cinco equipes: Paraopeba, Canários de Fortuna de Minas, Paraíso de Araçaí, Inahumense e Ideal, o maior campeão da história do torneio, com 12 títulos.

O Ideal será o único representante de Sete Lagoas no Campeonato Regional. O Galo da Gamela foi campeão pela última vez em 2017 — Foto: ReproduçãoO Ideal será o único representante de Sete Lagoas no Campeonato Regional. O Galo da Gamela foi campeão pela última vez em 2017 — Foto: Reprodução

Os últimos campeões do Regional foram o Borússia (2016), Ideal (2017) e Cap de Pompeu (2018). Esse ano os times filiados à Liga de Pompeu não participarão do campeonato.

A título de comparação, a disputa do ano passado teve 13 participantes e equipes de diversas cidades da região, tais como: Prudente de Morais, Funilândia, Vargem Grande, Pompeu, Moema e Martinho Campos, dentre outras.

Vasco de Papagaios e Expresso Progresso de Sete Lagoas chegaram a esboçar interesse em participar, mas algumas questões financeiras inviabilizaram a confirmação destas equipes. O Expresso Progresso, inclusive, já definiu que irá se preparar para a disputa da Copa Eldorado, cujo começo está previsto para o início de dezembro.

Os jogos da primeira rodada já estão definidos:

Sábado, 31 de agosto:
15:30 – Paraíso x Paraopeba – Araçaí

Domingo, 01 de setembro:
10:00 – Ideal x Canários de Fortuna de Minas – Sete Lagoas (Estádio Emílio de Vasconcelos Costa)

Folga na 1ª rodada: Inhaumense

A partida do Ideal neste domingo fará parte das festividades do clube, que comemora 101 anos de fundação nesta data.

De acordo com o regulamento, as cinco equipes jogarão entre si, em turno único, e os quatro melhores colocados se classificam para a fase semifinal. Portanto, nesta primeira fase, apenas o lanterna será eliminado.O campeão representará a Liga de Sete Lagoas no Campeonato Mineiro de 2020.

A premiação para os finalistas inclui troféus e medalhas. A data da partida decisiva ainda não está definida de forma oficial.

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos