Menu

Times mineiros lutam por bons resultados no Campeonato Brasileiro / Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo

1º Tempo

A campanha do América na Série B sofreu grandes alterações ao longo do percurso e teve momentos bem distintos, sobretudo a partir da reta final do primeiro turno. De um começo desastroso, no qual o risco de rebaixamento tirava o sono dos torcedores, a uma incrível campanha de recuperação, que levou o time a chegar à rodada final da competição dependendo apenas de suas forças para alcançar uma improvável, mas sonhada, vaga na elite do Campeonato Brasileiro.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

O Coelho ficou na zona de rebaixamento, na condição de lanterna, até a 14ª rodada e amargou um aproveitamento de apenas 19,4%, com apenas uma vitória, em meio a sete derrotas e quatro empates. Esse rendimento, muito abaixo da média, rebaixaria o clube com várias rodadas de antecedência para o encerramento da competição. A título de comparação, o atual lanterna, Vila Nova-GO, já rebaixado, tem 32,4% de aproveitamento.

Foram dois treinadores nessa fase conturbada. O começo com Givanildo Oliveira, que ficou apenas dois jogos no comando e sofreu duas derrotas. A aposta em Maurício Barbieri não mudou o cenário. Em sete partidas, foram quatro derrotas e apenas uma vitória, sequência que afundou o time no grupo dos quatro últimos colocados. Após a goleada sofrida em casa para o Figueirense, por 4 a 0, ele foi demitido. O terceiro treinador a comandar o clube foi Felipe Conceição, que está a um passo de se tornar o grande herói do acesso à Primeira Divisão. O América necessita de uma vitória simples diante do já rebaixado São Bento, sábado, às 16h30 no Estádio Independência, que certamente e finalmente estará lotado.

2º Tempo

Com relação aos nossos representantes na Série A do Campeonato Brasileiro, a situação continua dramática e o desfecho segue incerto, tanto para atleticanos quanto para cruzeirenses. Há menos de duas semanas do encerramento da competição, os próximos dias prometem ser decisivos e de nervos à flor da pele.

Com uma probabilidade de rebaixamento de 1.84% é improvável pensar que o Atlético possa cair. Até agora, são 11 vitórias, 8 empates e 15 derrotas para um aproveitamento de 40.20%. Com 41 pontos, o Galo precisa de pelo menos mais 02, pra ficar tranquilo. Já a vaga para a Copa Sul-Americana do ano que vem está cada vez mais ameaçada. O time precisa de pelo menos mais duas vitórias para garantir ao menos 13º lugar.

As probabilidades alarmantes de 43.62% para o rebaixamento do Cruzeiro tiram o sono do torcedor. São apenas 7 vitórias, muitos empates (15) e 12 derrotas. Um aproveitamento de 35.29% até agora. A Raposa vai precisar de um aproveitamento acima de 50% daqui pra frente, se quiser permanecer na elite do futebol nacional. A meta é possível de ser alcançada, o problema é o futebol cada vez mais pobre, num clube que parece ter perdido o rumo desde o primeiro semestre, assoberbado por intermináveis crises administrativa, financeira e jurídica.

 

Copa Eldorado começa na próxima segunda-feira

Com alguns ajustes na tabela, em função do conflito de datas com as partidas finais do Campeonato Brasileiro, a tabela da primeira fase da Copa Eldorado está definida. Todas as 36 partidas da primeira etapa da competição (03 rodadas) já têm dias, horários e locais ajustados.

A 28º Copa Eldorado tem início confirmado para segunda-feira, dia 02 de dezembro e contará com 24 clubes participantes, sendo 19 de Sete Lagoas e 05 de cidades adjacentes.

Na primeira fase as equipes serão divididas em 06 chaves compostas com 04 equipes cada, que jogarão entre si, dentro da mesma chave, classificando para a fase seguinte as 02 melhores colocadas de cada chave por pontos ganhos e as 04 melhores equipes classificadas em 3º lugar no computo geral. Se ao final desta fase uma ou mais equipes empatarem na soma de pontos serão utilizados critérios de desempate.

Se nenhuma questão climática forçar o adiamento de jogos a fase classificatória da Copa Eldorado deverá terminar no dia 22 de dezembro. As oitavas-de-final terão início no dia 04 de janeiro de 2020, após o recesso para as festividades de fim de ano. Uma novidade ficará por conta dos jogos das semifinais, que serão realizados numa segunda e numa terça-feira à noite, dias 20 e 21 de janeiro.

A decisão da Copa Eldorado está prevista para o dia 25 de janeiro, um sábado, às 16 horas no Estádio Emílio de Vasconcelos Costa (Campo do Ideal). Na decisão, se a partida terminar empatada no tempo normal, o título será definido através de cobranças de penalidades, não tendo, portanto, a partir desta edição, a prorrogação de 30 minutos.

A final será precedida pela decisão do terceiro lugar, prevista para as 14 horas.

Das Vinte e quatro equipes inscritas, 19 são de Sete Lagoas: Líder Automóveis e Seguros / Lontra, Industrial, ABC Celulares, Expresso Progresso, União Progresso/ WBRFIT, CAP, NF Amigos / União Alvorada, Dallas Golo, Reitran Transportes, AFP / Cooperlíder, Ideal, Operário, Santa Helena, Garimpeiro, Inter Eldorado, União do Morro, Curiango / Maguinho Vidros, N.Sports / Sidão e Montreal. Outras cinco equipes representam cidades adjacentes: São Sebastião de Pindaíbas, Sertanejo de Prudente de Morais, Paraopeba, Independente de Pompeu e Cordisburgo.

Os grupos foram definidos por sorteio e ficaram assim:

A primeira rodada terá a seguinte programação:

02/12 – Campo do CAP - 20h - União Progresso WBRFIT X Paraopeba / Super Sô
03/12 – Campo do Ideal - 20h - Ideal X Líder Automóveis e Seguros Lontra
03/12 – Campo do Eucalipal - 20h - São Sebastião de Pindaíbas X União do Morro
05/12 – Campo do Curitiba - 20h - N Sports Sidão X Garimpeiro / Posto 7
06/12 – Campo do Eucalipal - 20h - Reitran X ABC Celulares
06/12 – Campo do Serrinha - 20h - Montreal X NF União Alvorada
07/12 – Campo do Curitiba - 14h - Cordisburgo X Expresso Progresso
07/12 – Campo do Curitiba - 16h - Industrial Layla Água e Gás X Dallas Golo
07/12 – Campo do Bangu - 14h - Sertanejo de Prudente de Morais X Independente de Pompéu
07/12 – Campo do Bangu - 16h - CAP X Inter Eldorado
09/12 – Campo do Serrinha - 20h - Curiango / Maguinho Vidros X Operário
09/12 – Campo do Ideal - 20h - Santa Helena X AFP Cooperlíder

O Campo do Serrinha receberá vários jogos da Copa Eldorado, a partir da próxima semana — Foto: ReproduçãoO Campo do Serrinha receberá vários jogos da Copa Eldorado, a partir da próxima semana — Foto: Reprodução

O campeão da Copa Eldorado vai receber troféu, medalhas e R$ 4.000,00 em dinheiro. O vice campeão será agraciado com troféu, medalhas e R$ 2.000,00 em dinheiro.

A Rádio Eldorado de Sete Lagoas, AM 1300 KHZ, vai transmitir todos os jogos da 28ª edição da Copa Eldorado. Também será possível acompanhar as partidas, programas e boletins esportivos através do aplicativo que pode ser baixado no site da emissora: www.eldorado1300.com.br.

 

Flamengo conhece caminho no Mundial de Clubes e Liverpool poderá usar equipe alternativa

Com a conquista da Liga dos Campeões da Ásia pelo Al Hilal, estão definidos todos os classificados para o Mundial de Clubes de 2019. A disputa será entre 11 e 21 de dezembro no Catar.

O Flamengo estreia no dia 17 de dezembro, contra o vencedor do jogo entre Al Hilal e Espérance, da Tunísia. A decisão está marcada para o dia 21, sábado. Na outra semifinal, o Liverpool enfrenta o vencedor de Monterrey (México) x Al-Sadd (Catar)/Hienghène (Nova Caledônia).

Veja abaixo os classificados para a competição:

Entram na semifinal: Flamengo - Campeão da Libertadores e Liverpool - Campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Entram nas quartas de final: Espérance (Tunísia) - Campeão da Liga dos Campeões da África, Monterrey (México) - Campeão da Liga dos Campeões da Concacaf e Al-Hilal (Arábia Saudita) - Campeão da Liga dos Campeões da Ásia.

Disputam playoff para as quartas: Hienghène Sport (Nova Caledônia) - Campeão da Liga dos Campeões da Oceania e Al-Sadd (Catar) - Representante do país-sede.

O Liverpool agradeceu o esforço da Liga inglesa (EFL) para tentar contornar um problema, que não teve como ser resolvido por conta da falta de datas: Jogos da Copa da Liga Inglesa e do Mundial de Clubes numa mesma semana. Datas alternativas foram discutidas, mas, no final das contas, nenhuma foi considerada adequada sem comprometer o cronograma da competição em si. Com isso, o campeão europeu poderá enviar uma equipe mesclada para a disputa do Mundial da Fifa, o que desagrada a patrocinadores e gestores da competição.

O duelo pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa será contra o Aston Villa, dia 17 do próximo mês. Já a estreia no Mundial de Clubes, que acontecerá no Catar, será no dia 18 de dezembro, diante do vencedor do duelo entre Monterrey, do México, e o ganhador do playoff entre o local Al Sadd e o Hienghène Sport, da Nova Caledônia e representante da Oceania.

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos