Menu

Olimpíadas de Tóquio são adiadas para 2021 / Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo

1º Tempo

E a pandemia do Coronavírus segue afetando profundamente a vida dos seres humanos e todos os segmentos relacionados ao convívio social e aglomeração de pessoas. As Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020 foram oficialmente adiadas esta semana pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). A decisão foi tomada após uma teleconferência entre Thomas Bach, presidente do COI, e Shinzo Abe, Primeiro-Ministro do Japão, para resguardar a segurança de atletas, técnicos e de todos que participariam diretamente ou indiretamente das competições. A nota oficial não informa uma nova data para as competições, mas diz que deverão ocorrer até o verão de 2021.

Coronavírus: jogos estavam previstos para acontecer entre 24 de julho e 9 de agosto - Foto: Athit Perawongmetha/ReutersCoronavírus: jogos estavam previstos para acontecer entre 24 de julho e 9 de agosto - Foto: Athit Perawongmetha/Reuters

O orçamento de todos os Jogos terá de ser revisto. O contrato com algumas das sedes esportivas também passará por uma renegociação. Há ainda a preocupação sobre como ficará a questão dos ingressos e devolução de dinheiro para quem não quiser mais ir aos Jogos. O evento, ainda que possa ser adiado para 2021, permanecerá com o mesmo nome: Tóquio 2020.

A pandemia de Coronavírus já registrou quase 400 mil casos e mais de 17 mil mortes por complicações da Covid-19 em todo o mundo. Um levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins apontou que até o último domingo, mais de 318 mil pessoas foram infectadas pelo novo Coronavírus. A maior parte das mortes mundiais está concentrada na Itália, são seis mil até o momento. O país registrou no último sábado um aumento de quase 800 mortes em apenas um dia. A Itália tem mais de 59,1 mil infectados pelo vírus, atrás apenas da China, que desde o início do surto, em dezembro de 2019, acumulou mais de 81 mil casos de Covid-19.

2º Tempo

A pandemia da Covid-19 fez o calendário esportivo mundial entrar em colapso. Além os Jogos Olímpicos,muitas competições programadas para os próximos meses foram suspensas e algumas delas só acontecerão no próximo ano ou até em 2022.

Mundial de Clubes de 2021: A Fifa confirmou o adiamento do novo Mundial de Clubes, que seria disputado com 24 equipes em 2021. O novo formato precisará de nova data, após a entidade anunciar que a Eurocopa e a Copa América não serão mais disputadas neste ano, em razão da pandemia de Coronavírus, abarrotando ainda mais o calendário de 2021. O Mundial deste ano, ainda no formato antigo, não sofreu alterações pela Fifa.

Eurocopa e Copa América: A Uefa, federação europeia de futebol, decidiu adiar por um ano a disputa do seu principal campeonato de seleções: a Eurocopa. A disputa, que seria realizada em vários países do continente entre 12 de junho e 12 de julho, agora será disputada entre 11 de junho a 11 de julho de 2021. Pouco depois, a Conmebol anunciou a mesma medida para a competição com sedes na Argentina e na Colômbia para 2021.

Campeonatos Estaduais: interrupções em MG, SP, RS e RJ: A CBF decidiu interromper as competições nacionais por tempo indeterminado, mas não quis tomar nenhuma decisão sobre os campeonatos estaduais. As federações de cada Estado convocaram reuniões com os clubes e algumas decidiram pela paralisação imediata. O primeiro Estadual que parou foi o de Minas Gerais. A Federação Mineira de Futebol suspendeu a Primeira Divisão e o Módulo II.

Liga dos Campeões, Liga Europa, Copa Libertadores da América, Copa Sul-americana e Eliminatórias Sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022 no Catar, dentre outras, também foram suspensas.

 

Jogadores do Democrata seguem de folga aguardando definição do calendário esportivo

Acompanhando a tendência mundial por causa da pandemia do novo Coronavírus, a diretoria do Democrata de Sete Lagoas decidiu suspender todas as atividades do departamento de futebol e permitiu que os atletas retornassem para suas cidades de origem, para que, junto de seus familiares, possam aguardar a definição sobre a retomada do calendário esportivo do futebol brasileiro.

Antes da suspensão oficial de todas as competições no país, o Jacaré fez bonito e renovou as esperanças dos torcedores Sete-lagoanos.

Depois de alguns tropeços como mandante no Campeonato Mineiro do Módulo II, o Democrata fez a sua melhor partida na competição, na condição de visitante, e conquistou uma vitória sensacional diante do Guarani, em Divinópolis, por 4 x 0.

O resultado, conquistado com autoridade e absoluta supremacia ao longo dos 90 minutos em Divinópolis, fez com que o time subisse na tabela de classificação. O Jacaré agora tem 09 pontos e está a um do G4.

Os outros resultados da sexta rodada do Módulo II (última antes da paralisação do campeonato) foram esses:

Pouso Alegre 01 x 00 CAP de Uberlândia
Athletic 02 x 00 Serranense
Mamoré 00 x 00 Ipatinga
Nacional de Muriaé 02 x 00 Tupi

Após a sexta rodada a classificação da fase classificatória do Módulo II ficou assim:

PG: Pontos Ganhos | J: Jogos | V: Vitórias | E: Empates | D: Derrotas | GP: Gols Pró | GC: Gols Sofridos | SG: Saldo de Gols | %: AproveitamentoPG: Pontos Ganhos | J: Jogos | V: Vitórias | E: Empates | D: Derrotas | GP: Gols Pró | GC: Gols Sofridos | SG: Saldo de Gols | %: Aproveitamento

A primeira fase é composta por 12 clubes, com sistema de pontos corridos em turno único, todos contra todos. Os quatro melhores colocados ao fim das 11 rodadas disputarão o quadrangular final, também no sistema de pontos corridos, mas com turno e returno. Os dois melhores colocados ao fim do quadrangular garantem o acesso à elite do estadual.

A competição segue com limite de idade de 24 anos. Cada clube pode inscrever apenas sete jogadores acima desse limite de idade. O atleta que atuar por uma equipe não poderá defender outra durante a competição.

A 7ª rodada da primeira fase, quando a FMF autorizar a retomada da disputa, terá os seguintes confrontos:

Betim x Nacional de Muriaé
Pouso Alegre x Mamoré
CAP de Uberlândia x Athletic de São João Del Rey
Ipatinga x Democrata SL
Serranense x Guarani
Tupi x Democrata GV

Como de costume, a Rádio Eldorado de Sete Lagoas, AM 1300 KHZ, está transmitindo todos os jogos do Democrata no Módulo II. Também é possível acompanhar as partidas, programas e boletins esportivos através do aplicativo que pode ser baixado no site da emissora: www.eldorado1300.com.br.

 

Novos tempos no Cruzeiro

A “era Enderson Moreira” no Cruzeiro começou oficialmente no início desta semana. Ainda sem poder treinar seus novos comandados em função da paralisação dos trabalhos por conta da pandemia da Covid-19, o treinador teve uma reunião, por videoconferência, com integrantes da comissão técnica e do departamento de futebol.

Carlos Ferreira (interlocutor do futebol com o conselho gestor), Pedro Moreira (supervisor de futebol) e Ricardo Drubscky (diretor de futebol) foram os dirigentes que participaram do encontro virtual. Em relação à comissão técnica, participaram os auxiliares Célio Lúcio e Luis Fernando Flores e os analistas Bruno Nocce e Antônio Almeida.

Depois da reunião, que durou mais de duas horas, Carlos Ferreira falou ao site oficial do Cruzeiro que Enderson Moreira avaliou o elenco como “qualificado”, mas pediu “reforços pontuais”. As contratações não devem ser concretizadas nos próximos dias, já que o calendário do futebol brasileiro segue com futuro indefinido.

“Foi um encontro para que todos se conhecessem melhor, e pude notar que o Enderson está muito motivado a contribuir com o clube. Ele considera que o elenco é qualificado, mas sugeriu alguns reforços pontuais. Entretanto, por ainda não termos novas diretrizes sobre a paralisação dos jogos, nosso planejamento foi um pouco afetado. Estamos muito satisfeitos com a disposição do Enderson em nos ajudar neste processo de reconstrução.

Até o momento, o Cruzeiro fez nove contratações para 2020: os zagueiros Marllon e Ramon, o lateral-esquerdo João Lucas, os volantes Jean e Filipe Machado, o meia Éverton Felipe e os atacantes Marcelo Moreno, Roberson e Jhonata Robert. Antes das demissões do técnico Adilson Batista e de Ocimar Bolicenho, a avaliação do futebol era de que ao menos mais um meia, um lateral-esquerdo e um atacante de velocidade deveriam ser contratados.

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos