Logo

Campeonato Mineiro tem início previsto para 28 de fevereiro / Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo

Em reunião virtual, realizada na semana passada, a Federação Mineira de Futebol divulgou a tabela do Campeonato Mineiro de 2021. Com 12 times participantes e 15 datas reservadas para a competição, o primeiro jogo ocorrerá no dia 28 de fevereiro e o término será em 23 de maio.

O Atlético é o atual campeão mineiro e busca o bicampeonato em 2021. Foto ilustrativa/Reprodução: InternetO Atlético é o atual campeão mineiro e busca o bicampeonato em 2021. Foto ilustrativa/Reprodução: Internet

A primeira rodada do Campeonato Mineiro, prevista para o dia 28, terá os seguintes confrontos:

Uberlândia x Cruzeiro
Caldense x Tombense
Pouso Alegre x Coimbra
Atlético-MG x URT
América-MG x Boa Esporte
Patrocinense x Athletic

Clássicos

O primeiro clássico da edição de 2021 do Campeonato Mineiro será na 5ª rodada, com América x Cruzeiro. Na 7ª rodada será a vez de o Atlético enfrentar o Coelho. Já na 9ª rodada, Galo e Cruzeiro vão se encontrar na tabela, em jogo marcado para 4 de abril (com mando da Raposa).

Para esta edição duas equipes que disputaram o Módulo II em 2020 estão confirmadas: Athletic e Pouso Alegre são as caras novas entre os 12 participantes da edição de 2021. A equipe de São João Del Rei está de volta à elite do Estadual após 50 anos. Já o "Pousão" não participava do Módulo I do Mineiro há 28 anos.

A fórmula do Mineiro de 2021 será a mesma do torneio realizado em 2020, sem a disputa de quartas de final. Dessa forma, os 12 times participantes da competição se enfrentarão em turno único, avançando os quatro primeiros colocados diretamente para as semifinais e, posteriormente, para grande final do estadual (em jogos de ida e volta). Competições paralelas criadas no ano passado também são mantidas, como o Troféu Inconfidência e Recopa Mineira.

São Paulo está cada vez mais próximo do hepta

O São Paulo tem neste momento três vezes mais chances de ser campeão brasileiro que todos os seus principais concorrentes juntos. Se confirmar o favoritismo, será o sétimo título nacional da história do Tricolor. É isso o que mostram os números do site Probabilidades no Futebol, mantido pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Após a vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense, no último sábado (26), no Maracanã, as chances de título do tricolor paulista chegaram a 75,5%. O concorrente mais próximo segue sendo o Flamengo (12,4%), apesar de ele ter perdido a vice-liderança para o Atlético (7,8%) nesta 27ª rodada.

Isso se explica pelo fato de o rubro-negro carioca, que soma os mesmos 49 pontos do Galo, ter um jogo a menos, portanto, com um aproveitamento melhor (62,82% a 60,49%).

Também no último final de semana, o Galo fez 2 a 0 no Coritiba, no Mineirão, e o Flamengo empatou por 0 a 0 com o Fortaleza, no Castelão.

Segundo os cálculos da UFMG, apenas os gaúchos Grêmio (2%) e Internacional (1,4%) aparecem na lista de chances de título com mais de 1%.

O Palmeiras, que é sexto colocado e tem 0,80% de probabilidades de levantar a taça, abre a longa relação de clubes com menos de 1%.

Os 69,1% de aproveitamento que o São Paulo tem neste Brasileirão até agora, projetados para as 38 rodadas, mostram que se conseguir manter o ritmo, o tricolor paulista chegará aos 79 pontos.

Desde o início dos pontos corridos, as projeções são de que marcando dois pontos por jogo, o que representa 66,7% de aproveitamento, se levanta a taça, pois representaria chegar aos 76 pontos.

As classificações desde 2003 provam isso, pois o melhor vice da história foi o Santos, de Jorge Sampaoli, que ano passado teve 64,9% de aproveitamento, chegando aos 74 pontos.

Esta é uma marca que deve garantir o título este ano. Segundo os cálculos da UFMG, quem chegar aos 74 pontos tem 96,4% de chances de levantar a taça da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020.

Com 76 pontos, que é a marca considerada segura para o título, as chances de um clube ser campeão sobem para 99,2%.

São Paulo e Atlético disputam ainda 11 jogos, 33 pontos. O Flamengo tem uma partida a mais para disputar.

No caso do Atlético, o time só volta a jogar no dia 11 de janeiro, uma segunda-feira, diante do Bragantino em Bragança Paulista.

 

Álvaro Vilaça é formado em Comunicação Social e Marketing, apresentador de TV, ex-narrador e ex-repórter esportivo da Rádio Inconfidência de Belo Horizonte, Diretor de Programação e Coordenador de Esportes da Rádio Eldorado e do Jornal Hoje Cidade. Também é o responsável pela coluna de Esportes do Jornal Notícia e é professor de Negociação, Compras e Marketing das Faculdades Promove de Sete Lagoas. Pós-Graduado em Administração e Marketing.



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks