Menu

Ter aproveitamento acima de 80% e ser um mandante de peso, desafios do Democrata para chegar à elite / Coluna / Álvaro Vilaça / Tempo Esportivo

A caminhada do Democrata no Campeonato Mineiro do Módulo II não tem sido nada fácil!

Foto: Reprodução/InternetFoto: Reprodução/Internet

Sempre que o time tem a possibilidade de conquistar um resultado que seja capaz de deixá-lo folgado, acontece algo que acaba por tornar mais dramático o alcance do objetivo principal, que é o acesso à elite do futebol mineiro em 2023.

No sábado passado, em partida válida pela 7ª rodada do Hexagonal Final, o Jacaré perdeu a chance de assumir a liderança da competição e perdeu para o Ipatinga por 1 x 0, mesmo contando com o apoio de um bom público na Arena do Jacaré.

O único gol da partida foi marcado através de uma cobrança de falta, numa falha incrível do goleiro Luan. Manaus bateu forte, no meio do gol, mas a bola passou por entre as mãos do goleiro democratense e ganhou as redes. O Ipatinga fazia 1 a 0 aos 42 minutos do primeiro tempo. Vale relatar que essa foi a única finalização do Tigre no rumo do gol em toda a primeira etapa.

No segundo tempo o Jacaré tentou empatar o jogo de todas as formas, mas o velho problema da transição lenta e da falta de criatividade impediu que o time de Sete Lagoas conquistasse ao menos a igualdade no placar. As poucas possibilidade criadas ocorreram em cruzamentos ou em tentativas improváveis contra o gol da equipe visitante.

A torcida fez a sua parte, mas o resultado não veio. Ao todo, 2.938 torcedores compareceram à Arena do Jacaré, o que propiciou uma renda de R$ 31.130,00.

Os outros resultados da 7ª rodada foram os seguintes:

Varginha 00 x 00 Betim
Boa Esporte 01 x 00 Tupynambás

Nesta quarta-feira serão realizadas as partidas da 8ª rodada. Veja a programação completa:

15:00 – Tupynambás x Varginha – Juiz de Fora
15:00 – Betim x Ipatinga – Betim
19:30 – Democrata x Boa Esporte – Sete Lagoas

Há três rodadas do final do campeonato, a classificação está assim:

1º Ipatinga: 13 pontos
2º Betim: 12 pontos
3º Democrata: 10 pontos
4º Varginha: 09 pontos
5º Tupynambás: 07 pontos
6º Boa Esporte: 06 pontos

E não há tempo para lamentações! O próximo jogo do Democrata acontece nesta quarta-feira, às 19:30 horas. O adversário é o Boa Esporte de Varginha, que ocupa a lanterna do Hexagonal, mas que vem de vitória diante do Tupynambás.

A essa altura dos acontecimentos, faltando 03 rodadas para o término do Módulo II, o Democrata precisa construir uma campanha incrível e até improvável para alguns, caso queira disputar a Primeira Divisão de Minas Gerais em 2023. Se ganhar os 03 últimos jogos e atingir 19 pontos, vai terminar o Hexagonal Final entre os dois primeiros colocados, mas se empatar uma dessas partidas terá que torcer por tropeços. Em resumo, para subir e acabar com um jejum de 15 anos fora da Série A estadual, o Jacaré está proibido de perder mais jogos no Módulo II.

Todos os jogos do Democrata Jacaré são transmitidos pela Rádio Eldorado de Sete Lagoas. Para acompanhar as transmissões, sintonize no AM 1.300KHZ, no site eldorado1300.com.br ou através do aplicativo, que pode ser baixado pelo site da emissora ou pelo play store do seu aparelho celular.

Tempo Esportivo

1º Tempo

Tenho visto e ouvido pessoas comentando (algumas questionando) sobre a renovação de contrato do diretor de futebol do Atlético, Rodrigo Caetano. No início da semana foi divulgada a notícia da extensão do vínculo, que agora vai até o final de 2026, numa alusão clara à grande possibilidade de sequência de trabalho do atual presidente, Sérgio Coelho, cujo mandato de encerra em dezembro de 2023.

Rodrigo está no Galo desde janeiro de 2021 e foi Campeão Mineiro (2 vezes), Brasileiro 2021, Copa do Brasil e Supercopa do Brasil neste ano. Ele já é o diretor de futebol mais longevo do Atlético desde a morte de Eduardo Maluf (2017), que ficou cerca de sete anos no cargo.

A renovação aconteceu uma semana depois de o clube ser eliminado da Copa do Brasil. O Galo perdeu o jogo de volta para o Flamengo, no Maracanã, por 2 a 0, e deixou a competição.

Apesar da eliminação, o Galo segue na briga pelos bicampeonatos Brasileiro e Copa Libertadores. Na competição internacional o time mineiro enfrenta o Palmeiras nas quartas de final, no início de agosto.

2º Tempo

Depois de dois anos em maus lençóis na Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro faz, em 2022, uma campanha praticamente irretocável. Com a vitória sobre o Novorizontino, no último final de semana, o time chegou aos 41 pontos e superou campanhas de outros gigantes que passaram pela competição.

O dono da melhor campanha da história do primeiro turno da Série B por pontos corridos (desde 2006) é o Vitória, que acumulou 44 pontos nas primeiras 19 rodadas de 2012.

A atual campanha do Cruzeiro é melhor do que a do Corinthians, que foi campeão com Mano Menezes, em 2008, e também é superior em relação às campanhas do Vasco de 2009 e 2016, temporadas em que o time carioca subiu logo depois de ter sido rebaixado.

Todos os times que fizeram 40 pontos ou mais no primeiro turno da Série B, terminaram a competição com o acesso à elite. De 2006 para cá, apenas quatro líderes ao fim do turno não conseguiram vaga na Série A do ano seguinte.

Na contagem regressiva, os cruzeirenses sabem que, com mais 06 ou 07 vitórias ao longo de todo o returno (19 rodadas), o time, finalmente, estará de volta à elite do futebol brasileiro. Em termos cronológicos, em alguma rodada entre a segunda quinzena de agosto e a primeira quinzena de setembro, o cabuloso irá confirmar, de forma matemática, o acesso para a Primeira Divisão nacional.

 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos