Cada empresa possui suas regras, cada cargo suas limitações. Trabalhar requer um uniforme ou uma forma de vestir adequada, que seja pertinente com a ocupação em questão. A roupa precisa ser, ainda, confortável e deve estar compatível com o estilo pessoal do trabalhador. São muitos pontos a serem analisados mas o principal a se ter em mente é que poucos são os exageros permitidos e ousar carece de cuidado quando o assunto é dresscode profissional.
Não adianta. A grosso modo você é o que você veste. Suas roupas sinalizam um padrão, um status, um desejo de ambição que deve lhe transmitir credibilidade e confiança dentro do campo profissional. Se almejas salários maiores, cargos cobiçados, é preciso ter em mente que suas roupas podem lhe auxiliar nessa caminhada. Não é de hoje que dizem: vista-se para o emprego que você quer ter. Simples verdade. Sem cair nos clichês do terninho preto ou da calça escura e camisa branca é totalmente possível desenhar formas de abraçar um visual coeso sem se jogar na imagem caricata e ultrapassada do jovem empresário – tão anos noventa.
Antes de tudo, esqueça seus decotes e suas roupas justas dentro do guarda-roupa quando for se preparar para o trabalho. Faça o mesmo com brilhos, camisetas de clubes esportivos ou roupas com logotipos. Um bom emprego não é conquistado com a sedução (ou ao menos não deveria ser assim), e muito menos se faz por afeições típicas de amizades. Jogue com opções que lhe ofereçam sensação de força e alto astral, sem parecer severo demais. Aposte em cores um pouco mais sóbrias e ganha uma imagem acessível e palpável; o atual profissional de sucesso é aquele que está sempre aberto a auxiliar seus colegas, pronto a contribuir com a empresa. Pense em formas geométricas, arquitetônicas; elegância e sofisticação desenham uma sensação visual de refinamento e de preparo para alçar vôos mais altos. Esteja sempre impecável, sejam as unhas, cabelos ou mesmo sua estação de trabalho; alguém que se organiza e que cuida dos pequenos detalhes de sua imagem também será cauteloso e atencioso com as questões a serem resolvidas profissionalmente – mas claro, não confunda cuidado com obsessão já que vaidade ao extremo pode causar uma sensação de perda de foco, principalmente para a figura feminina. Isso, ninguém quer.
No geral uma imagem profissional proveitosa e promissora requer pequenos cuidados, leve atenção. Com apenas algumas poucas peças é possível moldar um número grande de composições que lhe ofertem os alicerces necessários para obter o retorno esperado dentro de sua ocupação. É claro que nem tudo funcionará se você não estiver realmente apto a subir de cargo mas um pedido de aumento de salário possui maiores chances de sucesso quando todo o contexto conspira a favor. Invista em qualidade, em peças refinadas, e deixe os modismos para o lazer. Assim como o estilo, o sucesso de sua carreira deve ser atemporal e, mais do que tudo, real.
Amanda Medeiros
Consultora de Estilo
www.amandamedeiros.com
www.conversinhafashion.com.br
(31)9631.2013