ENTRE MODAS E MODISMOS, A FORÇA DO ESTILO
Já dizia Clarice Lispector que “a mulher inteligente não é escrava dos caprichos dos costureiros, dos cabeleireiros ou dos fabricantes de cosméticos; antes de adotar a última palavra da moda, ela estuda o efeito da mesma sobre o seu tipo e sabe que mais importante que parecer ‘chique’ é parecer bonita”. Clarice estava certa e teceu uma moderna e atual concepção de estilo pessoal, muito em voga num tempo onde a moda, mesmo carregada de tendências e modismos, parece clamar por uma imagem diferenciada caracterizada por fortes pitadas de identidade.
Indo além do olhar de Clarice sobre a mulher, podemos aplicar tais palavras também ao universo masculino. Não é apenas o público feminino que se sente atraído pelas questões do vestir – homens também buscam na sua imagem uma maneira de se expressar e, a cada dia mais, se interessam pelas últimas novidades do vaidoso universo do belo. Praticamente sem exceções, todos querem ser admirados pela sua imagem e pelos bens que carregam junto ao corpo, mas para que seja enviada uma correta mensagem é preciso saber que o belo não está atado a marcas ou grifes renomadas: ele está na capacidade que cada um possui de realizar boas escolhas e charmosas combinações na hora de se arrumar. De nada adianta um visual moderno se ele não pertence a seu estilo, se não combina com você. Coerência e consistência são objetivos centrais no ato do vestir, numa simétrica harmonia entre ser e significar.
Vestir-se bem entra exatamente no jogo de olhar, pensar, e procurar, numa busca por peças que sejam um complemento de sua personalidade, que traduzam o que você é e quer ser. Em cada escolha corriqueira e diária de roupas para trabalho, ou lazer, imprima uma idéia que complemente seus pensamentos, seus desejos e suas opiniões. Mais do que peças caras busque por qualidade e se divirta ao compor seu visual. Não leve tão a sério regras impostas por revistas ou; se envolva com suas roupas e decodifique sua imagem criando uma eficiente forma de representação a partir daquilo que lhe faz sentir bem, que lhe proporcione confiança.
A moda deve ser entendida como um sistema que oferece produtos para os mais diversos tipos de mulheres e homens (jovens e crianças), apresentando um leque amplo de possibilidades que têm como objetivo central agradar a todos e satisfazer consumidores de diferentes perfis. São pessoas que buscam estar sempre bem vestidas, sem precisar desembolsar fortunas em itens que irão lotar seu guarda-roupa – tornando-se inúteis em pouco tempo.
Para isso, siga os conselhos de Clarice Lispector e antes de ir às compras pense no seu tipo-físico, analise quais cores caem melhor para sua pele e rosto; informe-se sobre formas e modelagens adequadas para seu dia-a-dia e não se deixe levar pelas tentadoras tendências. Construa, dia após dia, uma imagem que lhe deixe feliz e que seja a tradução fiel e completa de sua individualidade. Afinal, estilo vale mais do que qualquer última moda frívola e efêmera.
Amanda Medeiros
Consultora de Estilo
www.amandamedeiros.com
( 31 ) 9631 – 2013