Existe uma lista indispensável de ítens que devem ser levados para uma agência de empregos. Dentre eles, estão o currículo, os documentos de Identidade e CPF e o mais importante, a CTPS, documento que muitos esquecem nas entrevistas, fazendo alegações diversas. Na maioria das entrevistas, a carteira é indispensável. O candidato pode até perder uma oportunidade por falta do documento.
Mas, levar namorado, pai, mãe, amigo na hora de uma análise de vaga ou currículo, por mais absurdo que seja, ainda é feito com toda naturalidade por muitos candidatos, tirando parte da formalidade que o momento não dispensa. Até aí tudo bem, com muito jeito, você explica que o processo é individual e que o acompanhante tem que aguardar, mesmo com muitos resmungos você consegue resolver.
Agora, quando se trata de criança, com aquela velha alegação do candidato de que não tinha com quem deixar e que ela não pode perder aquele atendimento de análise, o resultado pode ser inesperado.
Em uma hilária, para não dizer constrangedora situação, onde pessoalmente atendia uma candidata, a mãe, levou para a agência sua filha, uma criança de 5 a 6 anos, muito inquieta, que mexia em tudo que estava sobre a mesa, derrubava e desarrumava tudo. Quando a criança percebeu que eu entrevistava sua mãe começou a prestar atenção em tudo. “Tenho uma entrevista para você, para o cargo de Recepcionista, o emprego é no escritório da empresa que funciona de 7h às 17h, posso agendar?”
Antes que a mãe respondesse qualquer coisa, a garotinha logo falou: “minha mãe é dorminhoca e não gosta de acordar cedo, quando ela acorda antes de acabar o desenho na TV, ela fica mal humorada e xinga todo mundo o dia inteiro. (palavras da criança). Por mais que a mãe tentava dizer qualquer coisa, a criança ficava irredutível na sua insistência infantil. Há quem diga que criança nesta idade não mente, deixo a resposta da situação para cada um analisar, a minha é profissional e confidencial.
Portanto, nunca leve crianças com você ao fazer uma análise ou entrevista de emprego!
Breno Boges é Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Consultor RH – Especialista em Gestão estratégica de Pessoas. Consultor em Sete Lagoas e região, da Rede de Recrutadores do Brasil.
Administrador da agência APOLO – www.APOLO.srv.br