Uma das melhores fases da vida de qualquer um é a universitária, período de estudos e decisões importantes. Mas para muitos, os momentos são divididos com festas, amizades, namoros e inesquecíveis farras.
Nos dias atuais o perigo está em não saber administrar esta fase. Estou referindo apenas no quesito comportamento, considerando que o aluno é um ótimo estudante. Atualmente, o networking começa nos corredores das faculdades. Muitos de seus colegas e professores que você se relaciona na faculdade possuem atuações como gerentes, coordenadores, diretorias e participação em empresas ao qual você pode interessar a trabalhar e os mesmos têm influencia direta ou indireta em processos seletivos.
Nestas circunstâncias, é que está o X da questão. Sua avaliação é constante e tem início nos corredores das faculdades e nos processos de relacionamentos na vida como universitário. Começo lhe fazendo as seguintes perguntas:
Quantos professores, colegas de faculdades que trabalham em grandes empresas, ou tem influencia em organizações importantes tem uma boa impressão de sua pessoa?
Como você é na visão destas pessoas? Faça uma análise, considerando comportamentos, comprometimento, trabalho em equipe, maneira de se vestir, agir e se apresentar!
Somos observados o tempo todo e parte desta observação fica gravada para sempre no histórico da nossa passagem pelos corredores e bancos das faculdades. Houve um tempo em que poderíamos passar pela faculdade e deixar para preocupar com o nosso perfil para o mercado de trabalho após a nossa formatura, mas este tempo já ficou para trás há décadas. E agora, por onde começar? Pegue uma caneta, liste todos os professores, diretores, colegas de classe e demais relacionamentos dentro da sua faculdade. Liste também a atuação de cada um fora da faculdade. Agora é só procurar entender qual imagem você passa para estas pessoas, pois é justamente esta imagem que eles usarão, em caso de uma possível indicação, influência ou referência em uma oportunidade de emprego. Boa sorte!
Breno Boges é Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Consultor RH – Especialista em Gestão estratégica de Pessoas. Consultor em Sete Lagoas e região, da Rede de Recrutadores do Brasil. Administrador da agência APOLO – www.APOLO.srv.br