Para você entender melhor, vamos separar por dois tipos de atualização:
Atualizado para o mercado de trabalho:
É quando o seu currículo possui todos os conteúdos que lhe deixa apto as exigências pertinentes e atuais da profissão e área de atuação, e isto inclui: Formação acadêmica, experiências comprovadas, ferramentas, conhecimentos, vivências, ou seja, tudo que é exigido do profissional tornando-o melhor, de forma a ser escolhido pelo mercado de trabalho naquela profissão ou vaga.
Atualizado no mercado de trabalho:
Agora, de nada adianta possuir todas as qualificações e atualizações pertinentes na sua área, se o mercado não lhe encontrar atualizado no momento da contratação. Como campeões de desatualizações estão os celulares e os emails não lidos. Muitos candidatos consideram as promoções de chip mais importantes do que manter o seu número de contato. Já com os emails, normalmente a desculpa é que leu a mensagem após o prazo ou trocou de email.
Resumindo os dois tipos de atualizações, reveja seu currículo independente da sua área de atuação, sem esquecer que um simples curso de atualização ou participação em um seminário nos últimos seis meses o insere na frente de muitos que estão parados no tempo. Não se iluda apenas com as experiências práticas na CTPS, o mercado de trabalho está sempre alterando os critérios e exigências nos processos seletivos, mas de nada adianta estar tecnicamente preparado se você passa um dia sem ler seus emails ou trocou de numero de celular nos últimos 12 meses.
Mesmo que esteja trabalhando e satisfeito com seu emprego, reveja todos os cadastros realizados em sites de empresas e empregos nos últimos 12 meses e atualize-se, pois os melhores currículos são considerados da mais recente data de atualização, em no máximo seis meses.
Breno Boges é Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Consultor RH – Especialista em Gestão estratégica de Pessoas. Consultor em Sete Lagoas e região, da Rede de Recrutadores do Brasil. Administrador da agência APOLO – www.APOLO.srv.br