Muitos são os projetos voltados à inclusão digital, um valioso e importante caminho para inserir principalmente as classes menos favorecidas ao mundo digital, onde governos municipais, estaduais, federais, ONGs e outras iniciativas apresentam os caminhos para a entrada no mundo digital.
Todos sabem que a internet é o mundo inesgotável da informação, só que é inesgotável da boa e má informação. Quando a palavra de ordem no momento do Brasil é educar para um país melhor, imagine aumentarmos as possibilidades dos menos favorecidos de acesso a má informação e informações inúteis, salvando com isto apenas a capacidade operacional como usuário da tecnologia inicialmente proposto pela inclusão digital, sem agregar conhecimentos de valor.
É neste ponto que entra a nossa responsabilidade social em contribuir e colaborar para que esta inserção não seja apenas no mundo digital, mas no mundo do conhecimento e a ampliação de acesso as boas informações.
A internet é a maior escola complementar aberta do mundo, onde se aprende e troca informação baseado exatamente na capacidade de pesquisa, influenciado por cada nível que se encontra o internauta, sendo que da mesma forma que podemos complementar o conhecimento com informações úteis, podemos sim reforçar a ignorância com o inútil e desnecessário.
Ainda muito questionado os prejuízos milionários causados pela perda de tempo do funcionário na internet na hora do trabalho, temos que somar o impacto do conhecimento chulo no progresso dos colaboradores. Como consultor RH, defendo o monitoramento dos sistemas de rede das empresas limitando o uso indevido e acessos a sites fúteis no horário de trabalho, não apenas como regra de aumentar a produtividade na empresa por fator tempo perdido na internet, mas como forma de incentivar a maturidade e o crescimento do profissional, permitindo sim o acesso, mas desde que sejam em sites de pesquisas e complemento profissional.
Somos todos aprendizes e estudantes, mas cada qual dentro da sua capacidade intelectual e social de colaborar, que façamos nosso dever de auxiliar e contribuir para que os novos inclusos possam vislumbrar o que há de melhor em possibilidades de aprendizado pela web, valorize seu email, não repassem a desinformação, quando puder use em sua mensagem de email, inclua dicas de sites, informações para aqueles que estão descobrindo o mundo digital. Todos somos responsáveis por um Brasil melhor.
Breno Boges é Consultor RH – Especialista em Gestão estratégica de Pessoas. Consultor em Sete Lagoas da Rede de Recrutadores do Brasil. Recrutador APOLO – www.APOLO.srv.br