Nunca na história do Brasil, o mercado de trabalho esteve com tanto foco em favor do profissional, reflexo real da estabilidade e crescimento econômico dos últimos anos.
Mas são muitos, os profissionais que vivem a angústia do desencontro dos números das estatísticas positivas do mercado profissional, comparando com sua realidade de satisfação e realização no mercado. As tentativas de entender o insucesso na carreira, sempre retornarão na ausência do acompanhamento real da carreira.
Digo real porque salário e benefícios não são tudo, são muitos os profissionais que agregam melhores ganhos em seus salários, favorecidos pelo tempo de casa ou promoções internas que o levou ao topo do cargo e ganhos na organização, mas que não necessariamente correspondem ao perfil profissional do mercado, caso seja demitido ou precise mudar de empresa.
Não há outro caminho a não ser acompanhar de forma real sua carreira. Inicie realizando uma análise minuciosa da sua história profissional para encontrar o ponto de provável declínio, estagnação ou conscientizar da pausa natural pertinente a todas as carreiras, haja vista que em toda trajetória de um profissional há subidas, decidas e pausas.
Para acompanhar, é preciso saber o que você quer, partindo do entendimento de onde você está, o que você possui de bagagem e o que falta para alcançar o desejado alinhado dentro das exigências do mercado atual e não somente embasando-se na organização onde atualmente trabalha.
Treinamentos, nova graduação, ou especialização, é parte do conjunto do upgrade profissional, pois nem sempre é possível obter o retorno dentro do prazo desejado. No mercado há concorrências e períodos diferentes de maturação profissional para cada área e profissão.
Finalizo com algumas perguntas para serem inclusas na lista de buscas aos sinais de uma provável estagnação e análise do seu plano de carreira.
Se você é um profissional que se sente estagnado, tente identificar se o motivo é pessoal ou da organização? Lembre-se: você é o maior responsável pela sua carreira e não a organização.
Avalie o tempo em que está fazendo a mesma atividade, verifique se é normal dentro do seu cargo e setor, compare no mercado, incluindo todos os detalhes.
Quais os últimos desafios você vivenciou na sua carreira, que lhe proporcionou crescimento e melhoras alinhadas com sua profissão no mercado atual?
Qual ou quais a últimas competências novas você agregou em sua vida profissional? Você possui um plano de carreira que lhe conduz ou deixa a empresa definir para você?
Você tem definido e escrito quais são seus objetivos profissionais? Você possui uma idéia de tempo para realização? O que tem feito para chegar lá?
Você conhece todas as competências técnicas e comportamentais do profissional de sucesso em sua área no mercado atual?
Você saberia descrever e identificar seus melhores talentos e dificuldades?
Você costuma fazer comparações de seu patamar profissional, com outros profissionais do mesmo setor no mercado e tentar encontrar respostas e entender sua real posição?
Você já parou para pensar que um planejamento profissional é um conjunto de elementos que envolvem família, qualidade de vida e até religião? Decisões tomadas separadamente para cada elemento podem influenciar no conjunto?
Tente entender de forma real e clara sua posição no mercado, converse com seu superior, busque orientações através de pesquisas e acompanhamentos em seu cargo e profissão, mas não deixe de pesar e identificar o grau de sacrifício necessário para cada conquista, lembrando que há sempre alguém disposto a fazer o melhor do que você e às vezes sentindo menos sacrifício do que o que você percebe! A frase da vez é de “Seldon Witaker”: Se continuarmos a fazer o que sempre fizemos, continuaremos a obter os resultados que sempre obtivemos.
Breno Boges é Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Graduando em Psicologia – Consultor RH – Especialista em Gestão estrategica de Pessoas. Consultor em Sete Lagoas e região da Rede de Recrutadores do Brasil. Adminitrador da agência APOLO – www.APOLO.srv.br