Menu

Coluna / Recursos Humanos / Quem motiva o motivador?

Hoje falaremos de um atributo, que sempre esteve em evidencias em todos os contextos profissionais, se é que podemos chamar de atributo o que a maioria dos especialistas determina como impulsos internos, que nos levam a ação: Motivo + Ação = Motivação.

O tradicional dicionário Aurélio define motivação como um conjunto de fatores psicológicos, podendo ser conscientes ou inconscientes de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, agindo entre si, determinando a conduta do individuo.

Para que as organizações possam obter bons resultados necessitará sempre de pessoas que realizem boas ações, para isso tem que haver um motivo em que as façam realizar com constância e satisfação a tarefa para alcançar os resultados. Aí entra a figura dos lideres motivadores, que tem o papel fundamental de entender todo o contexto das ações necessárias para os bons resultados e assim conduzir da melhor forma os motivos para que a equipe execute as ações de forma motivada.

Foto Ilustrativa: es.pinterest.comFoto Ilustrativa: es.pinterest.com

É de se esperar que o empreendedor, empresário, líder, gestor sempre detenham a condição de motivar sua equipe para gerar bons resultados, mas diante da exaustão causada pelo grande emaranhado de resultados negativos provenientes da crise econômica, que parece não ter fim para diversos setores, a pergunta que acontece no silêncio de muitos é: E agora? “Quem motiva o motivador?”

Uma reflexão ideal e favorável para começar a encontrar uma resposta está justamente nas mesmas perguntas que lhe transformou em um empreendedor, empresário, líder ou gestor, pois umas das principais características deste perfil é justamente a capacidade de se reabastecer e ser um multiplicador de motivos para que as ações continuem dando certo. 

Para que estes impulsos internos que nos levam a ações e aos resultados esperados sejam analisados e reavaliados é preciso atentar e rever no momento atual, nossas emoções, anseios, desejos, esforços, nossos sonhos e esperanças, com embasamento na realidade da situação real em que estamos e assim entender também como estão representados estes aspectos para nossa equipe que devemos estimular a motivação. 

Na psicologia, na administração e outras referencias didáticas podem determinar a motivação de varias formas, mas independente destas referencias e aí bem na sua intimidade de empresário, líder ou gestor, você sempre soube o que é preciso para que sua determinação, seus motivos e suas ações aconteçam para os bons resultados, mas algumas fases, principalmente a turbulência econômica do momento podem influenciar seus ânimos, prejudicando sua capacidade de liderança e comprometendo sua capacidade de estimular sua equipe. 

Desistir Jamais, rever e reavaliar sempre, pois devemos continuar sendo estímulos para nossa equipe, e para isto temos também nossas referências, gurus e exemplos a serem espelhados, mas além de vasculhar tudo aquilo que possa auxiliar nesta recarga de motivações, reserve momentos só para você, pois a família os amigos e sua própria intimidade são imprescindíveis para a restauração de motivos para melhores ações e a continuidade de cada dia em direção aos nossos ideais, metas e conquistas.



Bacharel em Administração pela UNIFEMM – Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Pessoas pela faculdade SENAC – BH – Obtenção de novo título em Psicologia - Consultor RH – Especialista em Gestão estrategica de Pessoas Analista Profiler - Consultor em Sete Lagoas e região da Rede de Recrutadores do Brasil. 
Adminitrador da agência APOLO – www.apolo.srv.br
Diretor de Com. e Eventos CDL- Sete Lagoas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos