O próximo passo, depois de feitas as anotações, deve ocorrer no último dia de cada mês da seguinte forma: uma planilha de gastos deve ser elaborada, contendo todos os valores gastos por você durante os trinta dias. Nesta planilha deve haver uma divisão das despesas por categoria. Por exemplo: gastos com alimentação, saúde, educação, lazer, vestuário etc. O objetivo desse procedimento é fazer com que você possa enxergar o seu percentual de gastos em cada categoria. Dessa forma, ficará fácil constatar para aonde vai a maior parte de seu dinheiro e definir quais gastos devem ser reduzidos.
Portanto a primeira etapa depende da segunda sendo as duas complementares, não adianta só anotar tudo e não fazer a análise com a planilha de gastos.
Posso garantir duas coisas, já respondendo as pessoas que me perguntaram e os que estão lendo este artigo, se saberá exatamente para onde vai seu dinheiro, e outra, descobrirá onde poderá reduzir seus gastos para fazer render mais sua grana, experiência própria.
Lembrando que nas anotações deverão conter: os valores gastos (incluindo os centavos),data de quando foi realizada a despesa e descrição breve (se possível em uma palavra) sobre o gasto, exemplo: restaurante, presente de fulano, faculdade etc. Qaunto a planilha de gastos por categoria (feita no Excel), tenho disponível para qualquer um que queira, gratuitamente, é só me solicitar via e-mail, brenoweb@hotmail.com que enviarei com o maior prazer, nela é só fazer os lançamentos dos valores gastos no último dia de cada mês, nas respectivas categorias e ela já separa em percentual quanto cada uma representa.
Termino minha coluna de dezembro desejando um maravilhoso natal a todos , um ótimo ano novo, e que 2010 seja repleto de realizações e é claro “seu dinheiro muito bem administrado”, até nosso próximo encontro ano que vem, abraços e muito obrigado pela atenção de sempre.