Primeiro passo é a organização, usar uma folha de papel para anotar todos os gastos, se possível, colocar dentro da carteira e registrar o gasto no momento que for feito, comprou um sorvete anota, comprou uma blusa anota, gastou no cinema anota, comprou um pão de queijo anota, não importa o valor do gasto, se for dois, dez ou cinquenta reais, no final do mês com todos os gastos anotados, você saberá exatamente para onde está indo o dinheiro.
Segundo passo, agrupar os gastos em contas como por exemplo: lazer, automóvel, transporte, alimentação, roupas, etc. Podendo até usar uma planilha no Excel para separar os grupos por colunas. Com isso já se tem condição de fazer um planejamento para o mês seguinte, ou seja, só poderá gastar o valor “X” com lazer, “Y” com roupas e assim por diante, essa é uma maneira infalível de não se ter problema com dívida.
Terceiro passo, reservar uma parte para se fazer uma poupança, quem ainda não tenha uma, poupando no mínimo 10% dos seus rendimentos mensais, detalhe, tem que fazer isso na hora que receber, não é com o que sobra, no momento que é creditado seu salário, você retira o valor e coloca na poupança, se tiver dívida também tem que tirar uma parte da renda para pagar as dívidas, ela é igual doença, tem que ser tratada rápida se não ela acaba com você.
Na próxima coluna, será publicada a segunda parte das dicas, não deixe de acompanhar.
Termino a coluna de hoje deixando um dos princípios de riqueza do livro “Os segredos da mente milionária” de T. Harv Eker.
“OU VOCÊ CONTROLA O SEU DINHEIRO OU ELE O CONTROLARÁ”
Obrigado e até a próxima !