Continuando as dicas da última coluna, segue a segunda e última parte sobre como controlar seu dinheiro:
Quarto passo, pequenos gastos não devem ser parcelados, eles devem ser pagos à vista, por exemplo despesa com gasolina, o que adianta você parcelar se daqui dez, quinze dias você tem que colocar de novo, isso cria uma dificuldade de controle que, principalmente para o jovem, é terrível. O ganho que se terá parcelando não compensa, não se justifica, então é mais fácil pagar à vista, porque assim terá mais controle do que está saindo, ou seja, do que você pagando, do que ficar parcelando.
Quinto passo, não comprometer parte muito grande da renda com parcelas fixas de compras feitas, porque no primeiro problema que aconteça, ou seja, perdeu o emprego, ou aconteceu qualquer despesa diferenciada, já vai se estar muito comprometido com o seu ganho e não vai dar conta de pagar, então vai usar cheque especial, vai deixar de pagar o cartão de crédito integral e vai entrar no crédito rotativo (valor mínimo) que é caríssimo, mais de 10% ao mês, sendo assim o máximo que se deve comprometer do salário é 30% a 40% com todas as compras que tiver parceladas.
Sexto e último passo, ter prazer de ter dinheiro guardado, de pagar suas contas em dia. Isso é uma experiência maravilhosa, que não tem preço, quem dorme hoje com dívidas, dorme mal, preocupado, tem vergonha das outras pessoas, então vale muito a pena controlar, vale muito a pena assumir o controle, as rédeas, não se deixar levar pelo consumismo, por situações que podem acarretar uma inadimplência, um nome sujo, um problema no cadastro, etc.
Espero que tenham gostado das dicas e qualquer dúvida, crítica ou sugestão de assunto para a coluna “SEU DINHERO” favor entrar em contato, segue meu e-mail: brenoweb@hotmail.com
Muito obrigado e até breve…
Breno Augusto Guiscem é Bacharel em Administração pelo UNIFEMM. Já prestou serviços para grandes organizações como a FIAT DO BRASIL S/A, como monitor de estatística para o curso de Administração no UNIFEMM e atualmente atua como consultor de empresas e na área de educação como docente no CEFAP ministrando aulas de Gestão de Custos, Logística, Comércio Exterior e Administração Comercial e Financeira para o curso Gestão Administrativa.