No nosso primeiro artigo de 2011 continuo falando sobre o cartão de crédito, dando continuidade ao último artigo publicado sobre cartões, em dezembro passado, ok.
Se usar seu cartão de crédito com responsabilidade, você estará fortalecendo o seu futuro financeiro. O crédito é uma ferramenta importante, mas que deve ser usada com inteligência. Evite algumas armadilhas e lembre-se:
• Seu cartão de crédito não é um segundo salário. Ponto. Sendo assim, use-o como uma ferramenta, não como uma solução para todos os seus problemas;
• Aprenda a matemática básica das finanças pessoais. Gaste menos do que você ganha.
• Lembre-se dos juros ao efetuar pagamentos atrasados. Quanto mais demorar a pagar, maior será sua dívida. Simples assim. Além disso, sempre acabam incidindo taxas adicionais e maiores complicações na obtenção de novo crédito no futuro. Evite transtornos pagando tudo em dia;
• Não brinque com o limite. Na dúvida, peça por limites de crédito mais baixos. Evite esticar demais as possibilidades de gasto, pois as chances de dívidas e juros maiores se transformarem em pesadelo são igualmente proporcionais aos “abusos” que você pode cometer.
• Não tenha vergonha. Se por acaso houver algum problema no pagamento da fatura, não hesite em telefonar para fazer um acordo. Quanto mais tempo se passar sem que você tome alguma providência, pior será a situação.
• Encare com seriedade seu orçamento doméstico. Use o cartão de crédito apenas em ocasiões onde ele é realmente interessante, lembrando de jamais rolar dívidas e pagar apenas a parcela mínima.
Termino mais este artigo, desejando um ótimo 2011 a todos, com muita saúde, paz e lógico, dinheiro no bolso, obrigado a todos e até a próxima !!!