Como se faz picolé e sacolé
Vamos tentar suavizar este calor com sorvetes artesanais, feitos no saquinho ou no palito. Uma dica fresquinha, simples, refrescante e supersaudável para distrair as crianças neste feriado.
Picolés de manga e uva: quanto mais concentrado for o suco, melhor – Getty Imagens
Sacolé, sucolé, chup-chup ou geladinho, são alguns dos nomes do suco que é embalado em um saquinho plástico e depois congelado. Uma guloseima com gostinho de infância. Romper o plástico com os dentes e esperar o gelo derreter na boca continua sendo um dos passatempos preferidos das crianças nos dias quentes de verão.
Quando pesquisamos, encontramos Luis Claudio Barros, dono do “Sucolé do Claudinho”, que há 22 anos vende sacolés nas areias de Ipanema e tentamos reunir algumas de suas dicas para fazer sorvetes no saquinho (ou no palito). O segredo dos “Sucolés do Claudinho” é que não levam uma gota sequer de água, só o suco da fruta.
Além dos sacolés mais tradicionais como manga, açaí, goiaba, acerola, uva, Claudinho também junta frutas como, laranja com acerola, abacaxi com morango ou hortelã, maracujá com manga ou mamão, e ainda mistura leite condensado com fruta como, coco, morango, banana, mousse de maracujá e com chocolate.
Como viu as misturas podem variar de acordo com o gosto de cada um. Dá para experimentar muitas combinações, então quando for fazer seus sacolés e picolés não se limite aos sabores mais comuns dos sucos industrializados.
Lembre que frutas como melancia, laranja ou tangerina são muito aguadas e o sabor fica muito diluído. Pode também brincar com o que tiver na geladeira. Faça picolé de brigadeiro, adicione um pouco de leite ao creme de “Nutella”, faça um creme de confeiteiro, um doce de banana, etc…
É fácil fazer em casa. No processo artesanal, eles devem ser feitos a partir do suco da fruta fresca. Portanto basta preparar um suco de fruta bem concentrado (a polpa da fruta espremida ou batida no liquidificador), e mais forte do que aquele que você toma normalmente. Evite usar água e adoce mais que o de costume porque devido às baixas temperaturas do sacolé, o paladar percebe menos doce.
Aconselho usar umas gotinhas de limão nos sucos que fizer. “Elas ressaltam o sabor das frutas”.
Coloque os sucos nos saquinhos plásticos, com ajuda de um funil, e leve ao congelador. Bastando de três a quatro horas para o sorvete ficar pronto. E outra dica é que, em um congelador doméstico o suco pode levar mais tempo para endurecer e com a demora a água acaba se separando do suco e criam-se cristais de gelo. Para melhorar estas “pedrinhas de gelo” e dar mais consistência e cremosidade ao sacolé, basta usar leite, iogurte, leite condensado ou creme de leite fresco como base.
Uma ideia muito boa é assar uma maçã com mel e canela até que fique bem amolecida. Depois, bater a polpa da fruta com leite, um pouco de creme de leite e açúcar até obter uma mistura homogênea e com bastante sabor. A dica é acrescentar o leite aos poucos para não passar do ponto.
Picolé de chocolate e amendoim crocante
Para preparar picolés o princípio é o mesmo, só muda a forma de embalar. Use formas de plástico, forminhas de papel (como as de cupcake), potinhos de iogurte vazios e até mesmo forminhas de gelo. Na hora de tirar da forminha, não tente puxa-lo pelo palito, passe um pouco de água por fora da forma que estiver usando que eles se soltam facilmente.
Estes sacolés e picolés precisam ser consumidos em até dois ou três dias, pois é um sorvete sem nenhum aditivo e ele logo fica duro demais e com mais pedras de gelo.
Ficou com vontade de experimentar em casa? Siga alguma das receitas abaixo ou use essas medidas sugeridas como um guia para a criação de sua própria receita usando os ingredientes que tem na geladeira.
Fazer polpa de fruta é uma ótima forma de garantir que aquelas frutas que estão super maduras não vão parar no lixo. Você pode fazer, em casa, polpa com qualquer fruta que são muito mais honestas do que aquelas de supermercado.
PASSO A PASSO DA POLPA DE FRUTAS
SACOLÉ DE CHOCOLATE E CHOCOLATE CREMOSO
SACOLÉ DE MANGA
(Quer inovar? Que tal um sacolé de drink… gostosos e bem geladinhos)
Mais informações sobre o trabalho dessa dupla na página do Sabor das Gerais.