Com este calor experimente beber o vinho de uma maneira diferente. Aposte em uma sangria. Uma bebida linda, gostosa refrescante e, principalmente, fácil de fazer. O único problema é parar na primeira jarra!
Para quem não abre mão do vinho, mesmo no calor, a sangria pode ser uma boa opção. Trata-se de uma das bebidas mais conhecidas da Espanha, que tem muito em comum com a brasileiríssima caipirinha: é refrescante, popular e mistura álcool e frutas. Apesar de, na Espanha, a sangria ser feita com vinho tinto seco, no Brasil, no verão, o ideal é prepará-la com vinho branco ou rosé. Mas também podemos fazer com espumantes.
Como viram as variações pra esse drink são infinitas. Eu vou passar uma receita, mas não deixe de fazer se você não tiver as frutas da receita. Substitua com o que você tiver em casa, ou com as frutas que estiverem na época.
Eu usei limão siciliano, laranja bahia, morango, pêra e nectarina. Mas poderia rolar com abacaxi, pêssego, uva, tangerina, cereja… Não tem erro, pode arriscar!
A única regra é: Use frutas frescas e um bom vinho. Não precisa ser um vinho caro, mas se você usar um vinho ruim, a chance de ter dor de cabeça depois é enorme. Um Cabernet ou um Merlot são boas pedidas!
Ingredientes
Uma garrafa (750 ml) de vinho tinto seco (branco, rose ou espumante)
Suco de 2 laranjas
1 limão siciliano
2 laranjas com casca bem alaranjadas
6 morangos
2 nectarinas
2 peras
uma dose de Cointreau (licor de laranja)
um pouco de refrigerante de limão
açúcar à gosto.
Corte as laranjas e os limões em rodelas, retirando as sementes. Pique os morangos em 4 partes, as peras e as nectarinas em cubos.
Coloque tudo em uma jarra bonita, adicione umas duas colheres de açúcar, o Cointreau e o vinho. Deixe descansar por cerca de 1 hora.
Complete o volume da jarra com bastante gelo e o refrigerante de limão. Mexa bem e sirva.
Mais informações sobre o trabalho dessa dupla na página do Sabor das Gerais.