Quem nunca sentiu aquele incômodo, aquele ardor, ou simplesmente um odor diferente pela manhã ao urinar? Todos já imaginam e pensam em ITU. Mas o que é ITU? Nada mais é que a infecção do trato urinário, que acomete desde recém-nascido a adulto independente do sexo, mas principalmente mulheres, em idade adulta e sexualmente ativas.
As infecções urinárias são a colonização e/ou contaminação de bactérias na região do trato urinário que abrange a bexiga, os ureteres (canais urinários) e rins. Elas são classificadas como:
Infecção Urinária Baixa: Acomete a bexiga e os canais urinários, sendo denominada essa patologia como Cistite.
Infecção Urinária Alta: Acomete os canais urinários e os cálices renais, sendo denominada Nefrite.
As Cistites são mais fáceis de serem diagnosticadas pela sintomatologia do paciente que facilmente sente incômodo antes, durante e após a miccção, dor ao urinar e odor fétido. Geralmente um exame de rotina laboratorial é capaz de diagnosticar uma ITU baixa. Os aparecimentos dessas infecções podem acontecer por diversos motivos: Relação sexual desprotegidas, higiene inadequada, usa de biquínis molhados ou roupas íntimas contaminadas, baixa imunidade e diversos outros fatores.
Aquela velha mania de deixar o biquíni molhado no corpo por muito tempo, ou lavar e pendurar peças íntimas no banheiro é um caminho adorado pelos fungos e bactérias.
Essa infecção quanto antes descoberta e tratada melhor para o paciente que geralmente utiliza medicamentos antimicrobianos e antissépticos, conforme orientação médica.
As Nefrites podem ser classificadas como uma forma mais grave e complicada das ITUs, elas geralmente são assintomáticas e por vezes de difícil diagnóstico por não haver sintomas que indiquem uma infecção. O maior problema é a facilidade dos microrganismos caírem na corrente sanguínea e provocar uma infecção generalizada ou desenvolver uma insuficiência renal, se tornando um problema grave e até mesmo irreversível em alguns casos.
Por isso meus queridos leitores cuidar da saúde e do corpo é muito importante, o nosso corpo é tão perfeito que nos dá sinais de que algo não está bem, porém as vezes pode também ser silencioso. O ideal é sempre visitar o seu médico regularmente.
A Saúde é um presente e temos que cuidar, minha vó já dizia: “Antes prevenir do que remediar!”
Beijos e até a próxima!
Carla Daniela Dias é formada em Téc. Radiologia pelo CERP (Itabira), graduada em Biomedicina pela FISA (Itabira) e pós graduada em Farmacologia pela (UCDB), é biomédica RT no Laboratório de Análises Clínicas de Capim Branco e docente nos cursos de Radiologia e Enfermagem pelo CEFAP (Sete Lagoas)