O outono chegou e logo com ele, vem aquele vento frio e a sensação de estarmos menos protegidos daquela gripe que sempre nos derruba. Sempre temos uma receitinha infalível em casa como, chás, melaços, xaropes naturais entre outros. O bom mesmo é se cuidar e evitar algumas coisinhas. Nesse período do ano, temos algumas doenças típicas que sempre acometem as pessoas devido à variação e baixas temperaturas juntamente com a baixa da umidade relativa do ar. Esses dois fatores contribuem muito para o aparecimento de infecções do trato respiratório, inflamações e processos alérgicos.
Fiquem atentos aos sintomas como:
Espirros freqüentes;
Coceira nos olhos;
Tosse;
Nariz entupido ou escorrendo.
Geralmente a gripe é muito confundida com o resfriado. A gripe é mais grave, mas geralmente tem os mesmos sintomas que o resfriado acrescentado de febre
geralmente mais alta causada por apenas um vírus (Influenza) que denota os tipos de vírus como H1N1 entre outros. O resfriado também é de causa virótica, porém tem outras associações, não existem tratamentos específicos, o ideal é repouso e o uso de medicamentos paliativos para minimizar os sintomas. Já para a gripe existem vacinas que imunizarão as pessoas contra as diferentes formas graves da doença.
Algumas pessoas estão em grupos de risco para a gripe, pois a partir de uma infecção poderá haver algumas complicações dos tipos pneumonias e problemas respiratórios mais graves que, dependendo do caso, pode até levar a óbito.
Outros problemas como:
Conjutivites;
Amigdalites;
Farigites;
Sinusites.
Também podem trazer transtornos.
Fiquem atentos e um bom friozinho!
Carla Daniela Dias é formada em Téc. Radiologia pelo CERP (Itabira), graduada em Biomedicina pela FISA (Itabira) e pós graduada em Farmacologia pela (UCDB), é biomédica RT no Laboratório de Análises Clínicas de Capim Branco e docente nos cursos de Radiologia e Enfermagem pelo CEFAP (Sete Lagoas).