Menu

Coluna / Fisioterapia / Malhação sem vergonha

Existe uma cena mais incomum nas academias do que um homem malhando seus glúteos? Raramente os vemos, e quando o fazem, ficam escondidinhos lá no cantinho do salão. O que os homens não sabem é que os glúteos são um dos principais músculos do corpo humano, que estão localizados no centro de distribuição de carga, a região pélvica. 

Estes músculos são grandes estabilizadores da coluna, quando ativos poupam a lombar de movimentos excessivos e lesivos. Diminuem a rotação interna do fêmur, aliviando a sobrecarga nos joelhos e pés. Para um jogador de futebol, a ativação correta dos glúteos evita a sobrecarga nos isquiotibiais (musculatura posterior da coxa), prevenindo estiramentos neste músculo, estabilizando melhor o quadril, melhorando a agilidade e otimizando os movimentos dos membros inferiores.

Para os corredores, o fortalecimento de glúteos, rotadores externos do quadril e do abdomen é essencial para diminuir a oscilação da pelve durante a marcha,
diminuindo o desgaste articular e gasto energético, além de prevenir lesões no quadril (síndrome do trato iliotibial, bursite trocantérica), joelhos (síndrome patelo femoral) e tornozelo (pronação excessiva).

Os glúteos são potentes extensores do quadril, dando aquela força a mais para os ciclistas. Todos os atletas se beneficiam com o treinamento deste grupo muscular, e o trabalhador ou estudante? 80% da população já sentiu ou vai sentir dor lombar. E o tratamento conservador da coluna passa obrigatoriamente
por estes fortes músculos. Então, antes de ficar na academia só hipertrofiando o bíceps, tríceps e peito, e descansando na frente do espelho encantados com a "beleza", coloquem os neurônios para funcionar, conheçam estes nobres músculos do quadril que são importantíssimos para o equilíbrio do nosso corpo. Além do mais, essa região está cada dia mais apreciada pelas mulheres, se essa for a preferência dos nossos amigos. Então, vamos parar de preconceito e coloquem o bumbum pra trabalhar.


Cristiano Henrique Alves Costa. Fisioterapeuta sócio-proprietário das clínicas Auto Estima e Accés Fisioterapia Esportiva (Academia Nado Livre), Especialista em reabilitação esportiva, SDM, RPG, Método Mckenzie.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos