A dor lombar pode acometer pessoas de todas as idades e é uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. Pode se apresentar como uma dor local nas costas ou irradiada para as pernas.

Cerca de 70% da população mundial teve ou vai ter dor lombar. Se você é um desses, sabe o quanto é limitante e desagradável.
Décadas atrás, o repouso e o tratamento medicamentoso eram as primeiras medidas aconselhada por profissionais de saúde para combater a dor lombar. Afastamento do trabalho era rotina, e sempre o conselho era: Fique parado!
Nos últimos 20 anos, muita coisa mudou. As medicações não faziam o efeito esperado e ficar em repouso, muitas vezes, pioravam o quadro do paciente, o deixando mais incapacitado e com medo do movimento. As pesquisas científicas avançaram e novas condutas estão sendo adotadas.
Atualmente o conselho é: O pior que você pode fazer para a sua dor lombar ou dor ciática é ficar parado! Fique ativo fisicamente, qualquer atividade física serve, o que conseguir no momento.
Manter-se ativo vai ajudar na recuperação dos tecidos envolvidos com o problema (nervos, discos, músculos), além de melhorar a saúde mental do paciente.
O descrito acima, não é uma opinião, é a conclusão de diversos estudos e diretrizes espalhadas pelo mundo. Cito alguns: North American Spine Society (USA), NICE (Reino Unido), EJP (Europa), dentre outras diretrizes e revisões.
Vale tudo, pular corda, caminhar, musculação, Cross Fit, nadar… só não vale ficar parado! E o impacto? O impacto também pode ser um aliado, mas só sabe disso quem está se atualizando nos últimos 20 anos. Tenho mais medo de você deitado no sofá assistindo série do que fazendo um Wod de Cross Fit ou jogando Beach Tennis.