Menu

Coluna / Fisioterapia / Gelo? Só no copo!

Você já torceu seu tornozelo? As torções de tornozelo representam cerca de 25% de todas as lesões do sistema músculoesquelético. Se não forem bem tratadas, os problemas podem persistir em 30 a 40% dos pacientes. E como tratar?
Se perguntarem a um profissional ou mesmo um estudante de fisioterapia, ele vai ter a resposta na ponta da língua: Repouso, Gelo, Compressão e Elevação, ou RICE (Rest, Ice, Compression, and Elevation).

Pesquisadores holandeses, em 2012, decidiram pesquisar esse procedimento, em pacientes com torção de tornozelo aguda. Em uma revisão sistemática eles descobriram que a evidência para o uso do gelo pós trauma é limitado, assim como o uso de compressão. E olha que a crioterapia faz parte do guia do Dutch Quality Institute for Healthcare para os primeiros 4 a 5 dias. Nesse estudo, a única evidência moderada foi a mobilização terapêutica pós traumática (movimentar precocemente o tornozelo).

Até que provem o contrário... Gelo? Só no copo! / Foto: cookingtrickswithcristina.blogspot.com.brAté que provem o contrário... Gelo? Só no copo! / Foto: cookingtrickswithcristina.blogspot.com.br

Além do gelo ter uma evidência limitada no pós trauma, há uma linha de pesquisa nos Estados Unidos e Austrália que tenta demonstrar que a crioterapia nessa fase pode piorar a reabilitação. O uso do gelo seria basicamente para promover a vasoconstrição, diminuindo a chegada no local da lesão de células inflamatórias, limitando a inflamação com os seus efeitos (inchaço, dor...). Para estes pesquisadores, esta vasoconstrição limitaria a chegada também de componentes importantes para a reconstrução tecidual, retardando o ganho de função e o retorno ao esporte ou trabalho.

Para um melhor tratamento para o seu tornozelo, procure um fisioterapeuta que esteja atento às mudanças da ciência e que possa avaliar criteriosamente cada caso.

Até que provem o contrário... Gelo? Só no copo!

* Michel P. J. van den Bekerom, et al. What is the evidence for rest, ice, compression, and elevation therapy in the treatment of ankle sprains in adults? Journal of Athletic Training. The Netherlands, 2012.



Cristiano Henrique Alves Costa. Fisioterapeuta sócio-proprietário da Accés Fisioterapia Esportiva, especialista em reabilitação esportiva, SDM, RPG, Método Mckenzie. 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos