A causalidade da conduta psicofísica de cada ser tem sua gênese no espírito .
A perfeita harmonia é o equilíbrio entre mente-corpo, espírito-matéria formam o alicerce para a saúde.
Fica cada vez mais explícito que a raiz de várias patologias está agindo com o aval do enfermo , que não se condiz na recuperação do estado que se encontra .
As tensões mal canalizadas , mal direcionadas e suportadas por muito tempo, quando cessam , são substituídas por patologias de grande porte, no campo dos desequilíbrios físicos, dando origem a tumores malignos , crises asmáticas , insuficiência renal , respiratória, estados esquizofrênicos , neuróticos, psicóticos, depressões, etc …
Quando os distúrbios causados por moléstias diversas que acabam afetando a área do comportamento moral , conduzem a ingestão e uso de drogas aditícias , alcoólicas, tabagismo , que representam várias formas de enfermidades psicosocial destruindo o grupo humano que lhe padece a presença .
Muitos combatem os chamados efeitos colaterais, sem dar maior atenção à causa .
A influência que a nossa mente exerce sobre o nosso corpo é de grande valia para a saúde.
O ser interior reflete-se no soma , que somente recompõe e renova sob a ação da conduta mental e moral dirigida para o equilíbrio das emoções e da existência.
Perante quaisquer problemas de saúde , a conscientização do enfermo quanto ao poder de que dispõe para autocura, desde que o deseje com sinceridade, dando-lhe uma visão de um quadro otimista , que lhe propicia a restauração espiritual e corporal.
Muitas da vez , nós fixamos a nossa mente a idéias negativas, vinculando-se a uma tendência de autocompaixão, a autodestruição, como ódio, vingança, orgulho, inveja contra os outros e atitudes desagradáveis transformamos em doenças, estimulando a degenerescência das células que aceleram a sua multiplicação, formando tumores cancerígenos, matando as defesas imunológicas e abrindo-se campo as infecções, as contaminações que desequilibra a maquinaria orgânica e fomentam a instalação das enfermidades.
Uma terapia bem orientada deverá sempre fundamentar-se na realidade do DO ser (Espírito).
A transitoriedade de uma reencarnação como a sua brevidade no relógio da eternidade são insuficientes para o processo de aprimoramento, de beleza, de felicidade a que estamos destinados.
O homem do futuro, após superar as suas dificuldades intimas , receberá mais amplo auxílio da medicina , adquirindo uma saúde integral, que será também resultado da sua perfeita consciência de amor e respeito à vida.
Delanne Lavarini é orador e escritor Espírita. Lançou 02 CDs e escreveu 02 livros. Fundou o Centro Espírita Cristão Emmanuel onde é o Presidente e fundou o Projeto Adote uma Família. Na atualidade mantém um programa de Televisão na TV JORNAL CIDADE DE POUSO ALEGRE/MG e também uma coluna no Jornal Espírita em Itajaí/SC .