Recentemente, o Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM recebeu os praticantes de Slackline Matheus Lopes e Kevin Veiga que compareceram à instituição a convite do professor de Educação Física Emerson Pereira. O objetivo da visita foi divulgar a modalidade e proporcionar aos alunos do 8º período a experimentação na prática dos movimentos do Slackline. A estrutura foi montada no complexo esportivo e além da demonstração, Matheus e Kevin falaram da modalidade abordando temas como sua origem e forma de se praticar.
De acordo com os convidados, o Slackline surgiu nos Estados Unidos com escaladores utilizando correntes e corrimãos e em seguida passaram a utilizar materiais específicos para a modalidade.
Para Matheus, durante a prática do Slackline deve-se ter muita concentração e equilíbrio, sendo que para manobras mais arriscadas deve-se ter um alto nível de disciplina.
São modalidades do Slackline:
• Trickline – Modalidade mais praticada. Permite a realização de manobras de saltos e equilíbrio.
• Longline – Praticada em fitas com comprimento a partir de 20 metros. Tem maior grau de dificuldade, pois, quanto maior a fita, mais equilíbrio é necessário.
• Highline – Praticado em alturas superiores a 5 metros e é uma modalidade mais arriscada.
• Waterline – Prática sobre a água e proporcionam maior segurança no caso de quedas.
Durante o evento, os alunos tiveram a oportunidade da experimentação e discutir com os convidados sobre custo de equipamentos, locais de prática e segurança na modalidade em questão.
Fica registrado o agradecimento ao Matheus e ao Kevin bem como aos alunos pela brilhante participação no evento.
Emerson Rodrigues Pereira (CREF 13880 G) é professor do Centro Universitário UNIFEMM, mestre em Ciências do esporte (UFMG -2011), graduado em Educação Física no UNI-BH (2006), pós graduado lato sensu em Nutrição Humana e Saúde (UFLA-2007) e em Treinamento Esportivo pela (UFMG -2008). Sua linha de pesquisa está relacionada à Fisiologia do Exercício com ênfase em termorregulação, metabolismo e fadiga.