Vamos abordar esse tema por etapas:
_ Primeiro, devemos lembrar que o público em geral que freqüenta as academias não pertence ao grupo de atletas de alto desempenho em treinamento de força (fisiculturistas, levantadores de peso). Esses sim necessitam de um trabalho diferenciado já que treinam com uma intensidade exacerbada e em nível competitivo.
_ Segundo, ao considerarmos que devemos fazer primeiro o trabalho com pesos e depois o aeróbio ou vice-versa, eu diria que em um público com o perfil citado acima, que freqüenta a academia de 3 a 4 vezes por semana e não são atletas de alto nível, o interessante é dar ênfase primeiro aos exercícios que foquem o objetivo principal da sessão, ou seja, se é hipertrofia, fazer o trabalho com pesos e depois os exercícios aeróbios. Por outro lado, se o objetivo for melhorar a condição aeróbia, deve-se proceder de maneira inversa. Esse planejamento deve-se muito mais ao aspecto motivacional, já que ao final da sessão, o indivíduo tem uma tendência ao relaxamento e não cumprimento das metas do treino.
No entanto, quando lidarmos com atletas de alto nível, devemos preocupar muito mais com a ordem de execução dos exercícios, já que de acordo com estudos realizados, pode haver redução do desenvolvimento de força e hipertrofia muscular.
Emerson Rodrigues Pereira (CREF 13880 G) é graduado em Educação Física no UNI-BH (2006), pós graduado lato sensu em Nutrição Humana e Saúde UFLA(2007) e em Treinamento Esportivo pela UFMG (2008). Atualmente faz curso de mestrado em Ciências do Esporte na UFMG e está envolvido em pesquisas científicas relacionadas à Fisiologia do Exercício com ênfase em termorregulação, metabolismo e fadiga.