Embora o principal objetivo da atividade física seja a melhoria da qualidade de vida, dentro das academias o que mais observamos são pessoas que buscam o emagrecimento com fins estéticos, pensando na qualidade de vida com segundo plano. Basta observar as fichas que são montadas pelos professores e ou instrutores que o objetivo da maioria é “perder gordura localizada”, hipertrofiar a musculatura e reduzir a gordura, etc.
Em uma determinada época do ano (de novembro a março) as academias têm uma quantidade muito maior de alunos como reflexo do verão e do carnaval. O objetivo de vestir uma saia ou um short curto, ou mesmo andar sem camisa, faz com que as pessoas fiquem obsecadas por um corpo perfeito e assim buscam resultados às vezes “milagrosos” nas academias de musculação. Muitas vezes, alguns cuidados passam despercebidos, o resultado acaba não aparecendo e como conseqüência os alunos abandonam a academia, justificando o abandono pela insatisfação com o resultado obtido.
Uma questão primordial que deve ser levada em consideração é a disciplina do aluno e aqui não faço menção à dentro da academia e sim fora dela. Basta lembrar que o professor tem contato com o aluno apenas uma, duas horas por dia e o restante o aluno deve se autoeducar, pois passa longe da academia nas suas atividades diárias. Nesse contexo um bom sono, descanso e uma boa alimentação devem fazer parte da rotina diária de um praticante de atividade física. Se o objetivo é emagrecer, deve-se haver um balanço calórico negativo, ou seja: o indivíduo deve ingerir menos calorias do que gasta e somente isso possibilitará o emagrecimento. À vezes observamos indivíduos treinando e tomando bebidas calóricas como isotônicos ou mesmo comendo barras de cereal ou tomando bebidas energéticas e não consideram essa ingestão no balanço de calorias diário. Vale lembrar que as refeições devem ser divididas em porções diárias e o simples fato de dar uma “beliscadinha” é um fator que pode prejudicar o resultado final, principalmente quando isso ocorre com freqüência. O resultado final vai depender de um bom treinamento e de uma boa alimentação e para isso é necessário contar com profissionais de Educação Física e Nutrição e um planejamento conjunto.