Sustentabilidade – Energia Renovável
Olá pessoal. Na coluna de hoje iremos falar sobre a sustentabilidade ambiental, dando ênfase às diversas formas de Energias Renováveis existentes no mundo e a possibilidade real de crescimento elevado dessa tecnologia.
Vale sempre ressaltar, o conceito básico de Desenvolvimento Sustentável, que diz respeito ao uso racional dos recursos naturais, de forma a respeitar as gerações futuras. Podemos usar o slogan da RIO + 20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável), sobre o conceito de Desenvolvimento Sustentável que diz: “Satisfazer as necessidades da geração actual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades”.
Energia Renovável é a energia proveniente dos recursos naturais, tais como sol, vento, chuva e energia geotérmica. Esses recursos podem ser reabastecidos e reaproveitados para novas formas de energia e uso em diversos setores industriais. Podemos citar algumas energias renováveis:
• Energia Hidráulica (barragens construídas em cursos d’água);
• Biomassa (transformação de produtos de origem animal e vegetal – biocombustíveis, tais como biodiesel e biogás);
• Energia Solar (luz do sol);
• Energia Eólica (ação do vento);
• Energia Geotérmica (energia do interior da Terra – águas quentes);
• Energia Maremotriz (movimentos das ondas e das marés);
• Energia de hidrogênio (combinação de hidrogênio com oxigênio, produzindo vapor de água).
Segundo José Eduardo Mendonça, do blog “Planeta Urgente”, a Energia Renovável deve aumentar 40% em cinco anos, conforme citado abaixo:
“A geração de energia de fontes renováveis – hidroelétrica, solar, eólica e outras – irá crescer mais de 40 por cento nos próximos cinco anos, chegando a quase 6.400 terawatts/hora (TWh) , ou mais ou menos 1.5 vezes o total de geração dos Estados Unidos, de acordo com novo relatório da Agência Internacional de Energia (AIE).”
Ainda segundo o blogueiro, a China será a maior responsável por esse avanço, que também terá crescimento significativo nos EUA, Índia, Alemanha e Brasil.
No Brasil, as Energias Renováveis representam cerca de 85,4% das energias internas utilizadas no Brasil, segundo balanço realizado pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Após a crise do Petróleo de 1970, o Brasil passou a buscar fontes alternativas de energia, através de investimentos em tecnologia e estudos sobre o tema.
O custo da produção das Energias Renováveis continua sendo o grande desafio dos governos, no Brasil e no mundo. Em contrapartida a não dependência de fontes de energias não renováveis (combustíveis fósseis e energia nuclear), é a alternativa para se obter energia de maneira a contribuir com o meio ambiente de forma a obter sustentabilidade energética.
Assim, conseguir aliar a busca por alternativas energéticas renováveis e ambientalmente corretas, com a redução de custos e a não dependência de fontes que não se renovam, é o ponto primordial da indústria mundial. Essa questão vem a calhar com o conceito básico da sustentabilidade ambiental, citado no início da coluna.
Grande abraço e até a próxima!
Emílio Figueiredo – Engenheiro Ambiental da Eco System – Assessoria Ambiental Ltda
Contato: emilio.ecosystem@gmail.com – (31) 8833-5288 / 3026-3656
Emílio Melo Figueiredo é Engenheiro Ambiental (CREA: MG-144298) e atua na empresa ECO SYSTEM – ASSESSORIA AMBIENTAL LTDA, prestando serviços de consultoria de meio ambiente a diversos clientes de Sete Lagoas e região. Atualmente está cursando Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.