Olá caros leitores! Hoje gostaria de fazer um registro e tecer alguns comentários. Vamos falar das queimadas que estão cada vez mais constantes em Sete Lagoas/MG. E o detalhe maior, ninguém faz nada! Um descaso das nossas autoridades e também da população, que na maioria das vezes se omite e não denúncia.
As fotos abaixo foram tiradas hoje, 02/09/2012 às 8h. Trata-se da região popularmente conhecida como “Pasto do Gerson”, na altura do Bairro Jardim Arizona, nas margens da Avenida Nações Unidas. Para uma melhor orientação do leitor sobre o local, notamos ao fundo da primeira foto, uma parte da Serra de Santa Helena.
A queimada é um processo comum na agricultura de pequeno porte, para fazer controle de pragas, limpar uma área e renovar a pastagem. Essas são as chamadas queimadas controladas, que não podem ocorrem em unidades de conservação e preservação permanente, em matas e florestas. Ainda sim, essa prática prejudica a biodiversidade, a dinâmica do ecossistema, aumenta a erosão do solo e afeta a qualidade do ar.
Provocar queimadas sem controle é Crime Ambiental contra a Flora, conforme Art. 41 da Lei de Crimes Ambientais, 9.605/98 – “Provocar incêndio em mata ou floresta”. Pena: reclusão de dois a quatro anos, e multa.Comunidade, vamos denunciar e comunicar à Polícia Militar, ou aos órgãos ambientais. Se você sabe quem pratica esse ato, pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo telefone 3771-9441.
É um absurdo, que ainda possamos conviver com pessoas que não se preocupam com o meio ambiente. Esse é um dos maiores problemas que atingem a natureza, a falta de conscientização ambiental da população. Essa área específica da nossa região, sempre foi alvo de queimadas e acúmulo de lixo. É um local aberto e bastante desprotegido. Onde estão nossas autoridades? E nossos candidatos à eleição 2012, o que pensam a respeito? Grande abraço a todos.
Emílio Figueiredo – Engenheiro Ambiental da Eco System – Assessoria Ambiental Ltda
Contato: emilio.ecosystem@gmail.com – (31) 8833-5288 / 3026-3656
Emílio Melo Figueiredo é Engenheiro Ambiental (CREA: MG-144298) e atua na empresa ECO SYSTEM – ASSESSORIA AMBIENTAL LTDA, prestando serviços de consultoria de meio ambiente a diversos clientes de Sete Lagoas e região. Atualmente está cursando Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.