Caros leitores, como vão? Desejo a todos um 2013 de muito trabalho, paz, saúde, amor e respeito ao meio ambiente.
Muitas pessoas têm me perguntado sobre o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária e as perspectivas de mercado de trabalho. O que tenho recebido e o que penso sobre o assunto:
O curso é bom?
Sim, o curso é ótimo. Na Engenharia Ambiental o estudante terá oportunidade de aprender diversas matérias interessantes, em áreas bem distintas, tais como: cálculo, física, biologia, geologia, comunicação, direito ambiental, português, hidrogeologia, dentre outros. À partir do 3º ano é que o aluno irá lhe dar com matérias mais específicas, trabalhos de campo e laboratórios. O curso é muito gostoso de se fazer. O contato com a natureza é essencial e fixar a teoria em sala de aula, é de suma importância para se dar bem nos trabalhos práticos.
Áreas de atuação
Podemos citar: saneamento básico, recuperação de áreas degradadas, gestão ambiental, biotecnologia e bioprocessos, tratamento de resíduos, monitoramento ambiental, dentre outras. O profissional pode ser contratado de uma empresa privada, ser concursado de órgãos públicos ou prestar serviços de consultoria atuando como autônomo. Os profissionais podem optar também pela carreira acadêmica, atuando em entidades públicas ou privadas.
Qual a duração média do curso:
05 anos.
O que buscar nas unidades de ensino?
Professores bons e atuantes, laboratórios de qualidade, convênios com empresas de qualidade para aulas de campo, biblioteca com conteúdo literário e de qualidade, avaliação do curso junto ao MEC. Uma dica: aproveitem ao máximo os professores, eles estão preparados para fazer de você um profissional devidamente capacitado.
O que é preciso fazer para exercer a profissão após a conclusão do curso?
É necessário se filiar junto ao CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia).
Enfim, a Engenharia Ambiental é um curso novo, porém vem ganhando mercado nos últimos anos. A preocupação com as questões ambientais é crescente e as leis ambientais começam a se tornar mais rigorosas, o que gera um alerta às grandes empresas que causam impactos ao meio ambiente e ao nosso governo que tem o dever de proteger o meio natural.
O mercado de trabalho será bastante concorrido, assim como a maioria das demais profissões. Portanto, se faz necessário que o estudante venha buscar sempre um diferencial. Um estágio bem feito e o curso de Inglês podem gerar bons frutos para se dar bem na carreira. Parar no tempo é inaceitável, devemos sempre estar aprendendo. Então vai mais uma dica: especialize em sua área de atuação, ou que tenha maior afinidade, através da pós graduação, mestrado e doutorado, participe de palestras e congressos, faças os cursos extra curriculares.
Estamos tratando do futuro do planeta, por isso cada vez mais precisaremos de profissionais que estejam preparados para atuarem em favor do desenvolvimento sustentável.
Um grande abraço a todos e até a próxima.
Emílio Melo Figueiredo / Engenheiro Ambiental – Crea_MG 144298D
HÁBITO AMBIENTAL – Engenharia & Negócios
Tel. (31) 3026-3656 / 8833-5288 / 9820-4255
Emílio Melo Figueiredo é Engenheiro Ambiental (CREA: MG-144298) e atua na empresa Hábito Ambiental – Engenharia e Representação Comercial Ltda. prestando serviços de consultoria a diversos clientes de Sete Lagoas e região. Atualmente está cursando Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.