Tapete que gera energia elétrica? Tinta térmica que pode substituir o ar condicionado?
O título acima nos remete a duas alternativas sustentáveis, que já se tornaram realidade. A notícia vem do site (www.blogdaengenharia.com.br/category/sustentabilidade).
A primeira notícia, diz respeito a um sistema de geração de energia elétrica, através do contato físico das pessoas ao pisar em tapetes. Seguem os detalhes da notícia:
“Já imaginou um tapete capaz de gerar energia elétrica em locais onde há um grande fluxo de pessoas como metrô, rampas de acesso em estádios, corredores de colégios e faculdades? Pois essa foi a ideia da Pavegen, que criou a tecnologia onde toda vez que alguém pisa em cima do tapete, a placa sofre uma leve depressão que é transformada em eletricidade, ou seja, convertendo assim energia cinética em energia elétrica. A tecnologia que já foi usada no parque olímpico em Londres pode ser utilizada para sistemas elétricos em vias como iluminação de postes, semáforos, entre outros ou armazenada em baterias.”
Vejam abaixo, um vídeo demonstrativo. Bastar clicar e abrir o arquivo.
http://www.youtube.com/watch?v=-Sp2QiKATwY&
O vídeo está em inglês, mas bem ilustrativo e de fácil entendimento.
A segunda notícia, fala sobre a utilização de tinta térmica, utilizada como condensador para abaixar temperaturas em determinados ambientes, conforme o descrito abaixo:
“A NASA desenvolveu uma tinta à base de água e microesferas ocas de vidro, capaz de reduzir a temperatura e o consumo de energia dentro das residências. Em alta no mercado internacional, a tinta térmica é a mais barata das soluções utilizadas nas obras de isolamento térmico. O material pode ser aplicado em qualquer superfície, mas o efeito é intensificado quando é utilizada para revestir os telhados das construções, já que a parte superior recebe maior incidência dos raios solares. Os telhados revestidos com o material reduzem em até 60% o consumo de energia elétrica utilizado para refrigerar casas, prédios, indústrias e estabelecimentos comerciais”.
De acordo com Walter Crivelente Ferreira, diretor da empresa WC Isolamento Térmico, o revestimento pode até mesmo tomar o lugar do ar condicionado. “Se o local for bem ventilado, a sensação térmica no ambiente interno se torna agradável, sem precisar de ar condicionado”, garante o fornecedor do material”.
Estamos falando de duas situações bastante inovadoras, que ainda estão em fase estudos e adaptação. Mas é interessante e promissor, nos depararmos com ideias inteligentes e sustentáveis. Por algum momento, chegamos a nos indagar: “Por que não pensei nisso antes?”. É normal. E devemos então, compartilhar tais novidades, com o intuito de que as pessoas possam cada vez mais pensar em cuidar do meio ambiente e contribuir com o bem estar das gerações futuras. Além do mais, são alternativas ecologicamente corretas para a humanidade, e que visam também o fator financeiro, tendo em vista que o uso adequado dessas técnicas pode gerar uma economia considerável.
Grande abraço a todos e até a próxima!
Emílio Melo Figueiredo / Engenheiro Ambiental – Crea_MG 144298D
HÁBITO AMBIENTAL – Engenharia & Negócios
Tel. (31) 3026-3656 / 8833-5288 / 9820-4255
Emílio Melo Figueiredo é Engenheiro Ambiental (CREA: MG-144298) e atua na empresa Hábito Ambiental – Engenharia e Representação Comercial Ltda. prestando serviços de consultoria a diversos clientes de Sete Lagoas e região. Atualmente está cursando Pós Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho.