Confira algumas oportunidades para você investir o seu 13º salário de forma segura.Todo ano você planeja investir o seu 13º salário, porém, sempre gasta com alguma coisa antes de iniciar algum tipo de investimento?
Claro que pagar dívidas sempre será o mais conveniente nesse tipo de caso, mas, se você possui reservas financeiras, faça planos para usufruir desse benefício ou de alguma parte dele.Existem várias opções de investimentos disponíveis no mercado.
Os mais recomendados são aqueles que naturalmente o seu banco oferece, como Poupança, CDB, Títulos de Capitalização, chamados de Renda Fixa.São denominados como ativos de renda fixa aqueles cuja remuneração ou retorno de capital pode ser dimensionado no momento da aplicação. Porém, muito cuidado na hora de investir seu dinheiro. O produto ideal depende muito do objetivo e do seu perfil como investidor. Para cada objetivo ( curto, médio ou longo prazo) existem investimentos ideais.
Atrelado ao objetivo, o seu perfil conservador, moderado ou arrojado irá interferir diretamente no melhor investimento. Caso a ideia seja fazer uma reserva para garantir um capital em caso de alguma emergência, como por exemplo, a perda do emprego, ou custos com o carro ou a casa, o ideal é você buscar investimentos menos arriscados, no caso é preciso ser mais conservador, para não correr o risco de perder.
Nesse caso, o mais aconselhável é investir em Títulos Públicos (mais conhecidos como Tesouro Direto), CDB, Fundos de Renda Fixa e Poupança. Sendo que o primeiro é uma excelente opção.Para quem não conhece, Títulos Públicos, ou Tesouro Direto, são títulos com a finalidade principal de captar recursos para financiamento da dívida pública, e atividades do Governo federal como educação, saúde e infra-estrutura.No caso você empresta dinheiro para o Governo e o governo garante um juros como retorno. Esses juros nada mais são do que a remuneração que você recebe por emprestar seu dinheiro. Nesse caso, o ideal em momentos de indefinição no mercado, seria montar uma carteira com mais de um título do governo e com indexadores diferentes. Diversificação é importante, e a carteira deve estar de acordo com a idade e perfil de risco.
Entenda seu perfil – sinta-se confortável. Aja sempre com a razão e ouça as pessoas certas. Historicamente, o Tesouro Direto é bem mais rentável que Poupança e CDB, porém, o Tesouro não é interessante aos bancos, então quando você pede a opinião do gerente, possivelmente ele não dará essa opção. Mas não se iluda, pois o Tesouro Direto é sem sombra de dúvidas uma opção mais segura e mais rentável que o CDB e que a própria poupança. O CDB funciona de forma parecida, você empresta um valor ao banco e o banco dá uma remuneração em troca, porém com a queda da taxa básica de juros (Selic), esse investimento não está mais tão atrativo.
A Poupança tornou-se muito menos atrativa, a única vantagem da poupança é a isenção fiscal, porém a rentabilidade é tão ruim que não justifica o investimento. Cuidado na hora de investir, cada um de nós tem um perfil diferenciado e objetivos diferentes. Procure conhecer mais opções, cuidado com bancos, nem todo gerente repassa ao investidor aquele produto que encaixa em seu perfil. Por fim, é sempre importante diversificar seus investimentos, no caso abordamos os mais comuns no mercado. Em outras oportunidades enfatizaremos outros produtos disponíveis e abordaremos mais detalhes dos mesmos.
Dúvidas ou sugestões estarei à disposição. Grande abraço a todos e até uma próxima oportunidade!
Felipe Campolina
felipe.campolina@vanguardinvestimentos.com
Assessor de investimentos. Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos – Afiliada XP Corretora. Professor de Mercado Financeiro e de Capitais – Faculdade Promove.