Menu

Coluna / Economia / Letra de Crédito Imobiliário (LCI) – Saia da Poupança

Olá pessoal. Dando continuidade em nossas oportunidades de Renda Fixa melhores que a caderneta de poupança, hoje falaremos um pouco sobre a LCI (Letra de Crédito Imobiliário).As LCI  são papéis de renda fixa lastreados em créditos imobiliários garantidos por hipotecas ou por alienação fiduciária de um bem imóvel. 

As instituições financeiras que têm autorização do Banco Central para realizar operações de crédito imobiliário poderão emitir LCIs. Ou seja, estas instituições financeiras utilizam parte de suas carteiras de créditos imobiliários como lastro para uma aplicação financeira que pode ser oferecida a seus clientes. Os recursos aplicados, desta forma, são direcionados para financiamentos habitacionais.

Exemplo: Financiamento Imobiliário da Caixa Econômica Federal.No caso, você empresta dinheiro para as instituições financeiras e esse dinheiro é repassado no mercado para pessoas financiarem seus imóveis.Você como investidor, ajuda o financiamento imobiliário em seu país emprestando dinheiro às instituições financeiras. Em troca recebe um rendimento interessante por fazer tal empréstimo. 

Prazos (Tempo de investimento): Cada LCI tem seu vencimento específico, variando de 3 meses à 2 anos.
Tributação (Impostos):Do ponto de vista de tributação, o produto é atrativo, pois é totalmente isento de imposto de renda, assim como a poupança.
Investimento mínimo:Esse valor mínimo varia de instituição para instituição, normalmente em bancos os valores são maiores, em torno de vinte mil reais. No entanto, em corretoras como a Vanguard Investimentos, afiliada Xp Investimentos, podemos identificar oportunidades com valores próximos a  Hum mil reais e com a mesma garantia e segurança.

Vantagens:

• Boa Rentabilidade;
• Isenção de Imposto de Renda para Pessoas Físicas;
• Aplicações de até R$ 70 mil por CPF, garantidas pelo Fundo Garantidor deCrédito (FGC);
• Percentual do CDI pré-estabelecido no ato de compra do título.

Desvantagem:

A desvantagem da LCI é a liquidez, ou seja, você tem que respeitar o prazo definido para resgatar o capital investido.O resgate só é feito quando vence o prazo pré-estabelecido no ato da aplicação. Então caríssimos leitores, abordamos mais uma oportunidade de renda fixa melhor que a caderneta de poupança e que muita gente não sabia da existência.Em novas oportunidades voltaremos a abordar oportunidades de investimentos e assuntos pertinentes do mercado financeiro e de capitais.

Grande abraço a todos e até uma próxima oportunidade.


Felipe Campolina é Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos, afiliada XP Investimentos.Assessor de Investimentos e especialista em mercado financeiro.Certificado pela ANBID, ANCORD e PQO Bovespa.Mestrando em Administração de Empresas.

Contato:
felipe.campolina@vanguardinvestimentos.com                      
www.vanguardinvestimentos.com



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos