Menu

Coluna / Economia / Taxa Selic - O atual cenário dos juros no país e as novas regras da poupança

Taxa Selic - O atual cenário dos juros no país e as novas regras da poupança.

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco para vocês do atual cenário da nossa taxa básica de juros, aproveitar para comentar as novas regras da poupança e de alguma forma tentar alerta-los para oportunidades diferentes das que estão indexadas (atreladas) a nossa taxa de juros. No caso, estou falando da taxa SELIC, que vem a ser a nossa taxa básica de juros.

É ela que serve de referência para a nossa política monetária e é a taxa que serve de padrão para o mercado.Na última reunião do COPOM (Comitê de Política Monetária) essa taxa teve um corte de 0.75% e chegou ao patamar de 9% ao ano.Nesse caso, as aplicações de renda fixa se tornam menos atrativas nesse atual cenário.

Como exemplo de aplicações de renda fixa, estão as mais conhecidas no mercado, aquelas que normalmente nos é oferecida pelos nossos gerentes nos bancos que somos correntistas, veja dois exemplos básicos e suas desvantagens, aproveito para falar das novas regras da poupança. 

CDB – É um tipo de empréstimo que você faz ao banco.

O banco pega seu capital e reempresta no mercado de varejo. Em troca ele te paga um juros. No momento não está interessante, pois esse juros pagos são baseados na taxa SELIC. Além da incidência de imposto de renda.

Poupança – A poupança também é um tipo de empréstimo que você faz ao banco, porém sem incidência de impostos, porém a rentabilidade é bem curta. Próximo aos 6% ao ano.

Na quinta-feira, 03/05, foram ditadas pelo governo, novas regras para a caderneta de poupança. O que era ruim ficou ainda pior. Entenda o caso:

Com a alteração, o piso histórico da poupança, de pelo menos 6% ao ano, poderá cair nos próximos meses. Desde 1991, a poupança rende ao menos 0,5% ao mês (6,17% ao ano), mais TR.

O Ministério da Fazenda informou que a remuneração da caderneta de poupança passará a ser atrelada aos juros básicos da economia brasileira. A decisão é de que a poupança passe a render 70% da taxa Selic.

Mas a regra só vale se a taxa Selic chegar aos 8.5% ao ano. Hoje ela está em 9% ao ano.

No fim das contas ocorreu o seguinte: Se a taxa Selic subir, a poupança continua na mesma pra gente, investidor. Mas se ela cair, a poupança vai piorar pra gente, ou seja, nada de bom para os investidores. 



Então o mais conveniente seria procurar fugir desses investimentos nesse atual cenário de taxa de juros.

Apesar de nossa taxa ser uma das maiores do mundo ainda, temos outras oportunidades no mercado e com o risco tão baixo quanto o do CDB e da própria caderneta de poupança.

Como já comentei em outros artigos, algumas boas possibilidades seriam os títulos públicos, as debêntures e os fundos de renda fixa.Lembrando o seguinte, no atual momento, o mais conveniente seria indexar seus investimentos de renda fixa às taxas de inflação, pois vejo um cenário de continuidade de queda na taxa selic e aumento das taxas indexadas à inflação.

Procure investimentos atrelados à IGPM, IPCA e IMA-B . O IGPM e IPCA são índices que medem a inflação em nosso país.

Já o IMA-B mede uma cesta de títulos de diferentes vencimentos. Para vocês terem uma ideia, o IMA-B acumulou uma alta de 19.25% nos últimos 12 meses.Todos eles são ligados à inflação.

No caso dos fundos, fiquem atentos às taxas de administração. O atual cenário ainda é de queda na taxa selic, então fica a sugestão, para quem é conservador, de atrelar seus investimentos de renda fixa à inflação, pois além de estarem rendendo mais, você não perde o seu poder de compra, pois seu investimento acompanha a alta da inflação.

Procure sempre a ajuda de um especialista para montar uma carteira de investimentos, ou mesmo projetar um investimento financeiro.

Converse com seu gerente ou com o seu assessor de investimentos.N ós da Vanguard Investimentos, estamos à disposição para qualquer dúvida ou sugestão de investimento.

Abraço a todos e até uma próxima oportunidade.


Felipe Campolina é Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos, afiliada XP Investimentos.
Assessor de Investimentos e especialista em mercado financeiro. Certificado pela ANBID, ANCORD e PQO Bovespa.
Mestrando em Administração de Empresas.

Contato:felipe.campolina@vanguardinvestimentos.com
31-87459577



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos