Menu

Coluna / Economia / As apostas de investimentos para o início de 2013

Uma delas são os títulos indexados à inflação, que deve continuar pressionando no próximo ano

O ano que se encerra trouxe muitas mudanças para o investidor brasileiro. Com os cortes da Selic (taxa básica de Juros) para seu menor nível histórico (7,25% ao ano), os retornos da renda fixa atrelada ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário) minguaram, fazendo com que muitos parassem para repensar as suas estratégias de aplicação. Ao mesmo tempo, o mercado acionário continuou sem uma tendência definida e não conseguiu atrair muitas pessoas.

Mesmo neste cenário, algumas aplicações garantiram retornos atrativos em 2012. Os fundos imobiliários, os títulos atrelados à inflação e até mesmo a bolsa, com alguns papéis de setores específicos, mais voltados para a economia interna. A pergunta que muitos se fazem agora é: como será o início do próximo ano em relação aos investimentos, e quais as melhores opções para aplicar o meu dinheiro?

 

Títulos atrelados à inflação

Destaques de rentabilidade no ano de 2012, por conta da queda dos juros e das expectativas de elevação dos preços, os títulos indexados à inflação ainda são uma boa pedida para 2013.

Em um curto prazo a inflação pode até dar um sossego, mas a médio e longo prazo vale a pena investir em uma NTN-B (Nota do Tesouro Nacional série B),  em um fundo  ou uma debênture atrelada ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Recentes medidas do governo em relação à inflação e ao crescimento da economia indicam que o IPCA ainda sofrerá pressão no próximo ano.

 

Fundos imobiliários

Os fundos imobiliários também estiveram entre os destaques de 2012, com valorização expressiva (o Ifix, índice que mede o desempenho dos fundos imobiliários mais negociados na BM&FBovespa, valorizou 29% de janeiro até novembro deste ano). E para 2013, estas aplicações também seguem entre os investimentos mais recomendados pelos especialistas.

O investidor não deve esperar uma valorização tão forte desses fundos em 2013, como aconteceu no ano passado, já que a tendência é que a Selic permaneça estável ou tenha leve elevação. Mesmo assim, esta ainda é uma boa opção para diversificar a carteira e conseguir retornos acima do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), e ainda se proteger da inflação (a maioria dos contratos de aluguel dos imóveis que estão na carteira do fundo são corrigidos pelo IPCA ou pelo IGP-M).

Os fundos imobiliários ainda são uma boa alternativa de investimento. Comprando as cotas aos poucos, o investidor terá uma boa rentabilidade daqui a 3, 4 anos.

Uma das maiores vantagens para os investidores é a isenção de imposto de renda para o investidor pessoa física (sobre o rendimento), o que garante uma rentabilidade líquida maior, especialmente no longo prazo. Além do retorno bastante competitivo que temos acompanhado, o investidor tem o benefício tributário.

Este tipo de produto faz muito sentido em um cenário de juros estáveis. Eles vão cada vez mais fazer parte do portfólio do investidor. Porém, os Fundos Imobiliários trazem um componente de risco, que é a perspectiva de valorização ou depreciação dos imóveis que estão nos fundos.

 

Ações

Apesar das incertezas que ainda permeiam as economias globais e podem afetar a bolsa de valores, muitos especialistas recomendam exposição ao mercado de ações no próximo ano. No entanto, é preciso cada vez mais fazer um trabalho de análise minuciosa, para encontrar papéis com bom potencial de valorização em meio às turbulências que ainda podem abater o mercado.

 

Considero o mercado de renda variável uma ótima opção para o ano de 2013, porém, julgo imprescindível o acompanhamento de um profissional do mercado para ajuda-los na montagem de uma carteira de renda variável para o ano que vai começar.

O mais indicado é diversificar seus investimentos, adequando ao seu perfil de investidor.

 

Mais uma vez me deixo a disposição para qualquer dúvida referente à qualquer assunto ou termo abordado. A Vanguard Investimentos estará sempre de portas abertas para qualquer investidor. Abraço a todos e um fim de ano repleto de alegrias.

Dúvidas, favor encaminhar por e-mail que terei prazer em responder.

 

Felipe Campolina é Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos, afiliada XP Investimentos. Assessor de Investimentos e especialista em mercado financeiro. Certificado pela ANBID, ANCORD e PQO Bovespa. Mestrando em Administração de Empresas.


 



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos