Menu

Coluna / Economia / Marketing multinível - Investimento ou Pirâmide Financeira?

Olá pessoal, tudo bem?

Na coluna desse mês resolvi fazer algo diferente, não darei dicas de investimentos, não vou falar do atual cenário econômico e nem coisas do tipo.

Resolvi abordar um fato que está virando febre no país e nos últimos meses, alguns amigos e conhecidos vem pedindo minha opinião sobre algumas empresas que prometem retornos a partir de marketing multinível.

Bom, marketing multinível basicamente trata-se de um modelo comercial de distribuição de bens ou serviços em que os ganhos podem advir da venda efetiva dos produtos ou do recrutamento de novos vendedores.

Acompanho diariamente muita gente comentando sobre isso, me perguntando sobre o assunto e me convidando para participar de tais redes comerciais.
Vejo muita gente aplicando suas economias e até vendendo seus bens para entrar no negócio e isso me preocupa.

Algumas dessas empresas vendem um produto que não tem uma real saída de mercado e vive basicamente de desenvolver a rede com novos “afiliados”, ou seja, o negócio se sustenta única e exclusivamente com a entrada de novas pessoas e não com a venda do produto diretamente.

O êxito comercial no caso é praticamente inexistente.

Uma delas, por exemplo, oferece um produto bem parecido com o VOIP, um tipo de programa de computador que oferece uma telefonia via internet, convenhamos, esse produto pago não tem saída de mercado, temos vários produtos gratuitos que nos oferece tal serviço, como por exemplo, o skype.
Uma outra empresa oferece rastreadores de veículos, porém você não tem acesso ao produto e nem sabe pra quem está sendo locado.

De um tempo pra cá, venho acompanhando algumas notícias ruins sobre essas empresas,e muita gente está sendo lesada. Perdas tributárias, e até bloqueio judicial dos valores “investidos”.

E o pior é que quem realmente é lesado, é o pequeno investidor, muita gente usa de uma ideia ou de um conceito para ganhar dinheiro em cima de outras pessoas. Poucos saem ganhando as custas do prejuízo de muitos.

Não existe dinheiro fácil meus amigos, desconfiem de ofertas tentadoras e oportunidades de retornos rápidos. Cuidado com esse papo de, “ganhe muito dinheiro no conforto do seu lar”.

O marketing multnível pode até dar certo em alguns casos, mas com empresas que realmente tenham foco na venda de produtos, e produtos que tenham sucesso comercial.

A ideia aqui não é condenar quem entrou ou vai entrar no negócio, estou aqui apenas para alerta-los.
Desde já fico à disposição para dúvidas, criticas e sugestões.
Grande abraço a todos.

 

Felipe Campolina é Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos, afiliada XP Investimentos. Assessor de Investimentos e especialista em mercado financeiro. Certificado pela ANBID, ANCORD e PQO Bovespa. Mestrando em Administração de Empresas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos