Menu

Coluna / Economia / As lições que a derrocada de Eike Batista deixa para o mercado

Olá pessoal, tudo certo com vocês?

Resolvi colocar aqui algumas dicas referentes a um assunto que vem sendo abordado e bastante comentado nos noticiários de todo o país e até do mundo. Trata-se da derrocada das empresas do Sr. Eike Batista.



A seguir destaco algumas dicas para quem investiu, para os que pensam em investir e para todos que acompanharam os fatos relevantes que saíram na mídia.

1 – Evite companhias que ninguém entende o que acontece.

O Grupo EBX, de Eike Batista, é um labirinto de treze empresas interligadas. Muitas delas funcionavam apenas de forma operacional, sem realmente mostrar resultados palpáveis.
Até mesmo alguns funcionários não entendiam o real funcionamento das empresas.

2-Cuidado com a falta de transparência.

A holding EBX nunca revelou claramente suas finanças. Assim fica extremamente difícil entender a situação financeira e os reais fundamentos de cada empresa.

3- Cuidado com o “troca-troca” de executivos.

Ocorria uma “dança das cadeiras” nos altos escalões das empresas de Eike, a OGX mesmo (empresa do Eike do setor de petróleo) substituiu o seu diretor financeiro, executivo e chefe de exploração de petróleo por duas vezes só em 2012.

4-Atenção à diferença entre metas e realidade.

As promessas de Eike sempre foram bem grandiosas. Isso deixava o mercado meio receoso quanto a isso. Muitos acreditavam que Eike não passava de um “vendedor de sonhos”.

A OGX mesmo, que tinha uma meta ousada de bombeamento de barris de petróleo, declarou em julho que os poços não eram viáveis.

5-Cuidado com o ego dos empreendedores.

O Ego do Eike, é tão grande quanto seus projetos, a pouco tempo atrás ele prometeu ultrapassar os homens mais ricos do mundo na lista da revista Forbes, e sugeriu que o Brasil deveria erguer uma estatua em sua homenagem.

Seus projetos começaram a entrar em derrocada, quando ele mesmo começou a realizar desinvestimentos em suas próprias empresas. Ele chegou a vender 50% da empresa LLX (setor de logística).

Após esta série de desastres, o mercado acabou precificando que o melhor é se afastar de um empresário que promete demais e entrega de menos.

Bom pessoal. Mais uma vez me deixo à disposição para qualquer dúvida ou sugestão para a coluna. Espero ser proveitoso mais esse espaço de comunicação entre a gente.

Grande abraço a todos.

 

Felipe Campolina é Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos, afiliada XP Investimentos. Assessor de Investimentos e especialista em mercado financeiro. Certificado pela ANBID, ANCORD e PQO Bovespa. Mestrando em Administração de Empresas.





Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos