Menu

Coluna / Economia / Como utilizar bem o 13º salário?

Olá pessoal, tudo certo com vocês?

Bom, já estamos bem próximos do fim do ano, e com isso já nos deparamos com alguns gastos que sempre aparecem essa época e também no inicio do ano.
No entanto, também é época de muitos receberem o 13º salário.

Sempre me perguntam o que é mais conveniente fazer com o bendito salário extra.
Então, seguem algumas considerações sobre o que fazer com ele.

Foto: radioprogresso640.com.brFoto: radioprogresso640.com.br

1. Pagar dívidas

Para quem está com dívidas fora do controle essa é uma excelente oportunidade para mudar esse cenário e parar de pagar juros muitas vezes abusivos, como os cobrados pelos cartões de crédito e cheque especial.

Aproveite esse dinheiro extra e coloque a sua vida financeira em dia. Pague as contas atrasadas e passará a sobrar mais dinheiro, pois você eliminará o pagamento de juros. Agora é manter a ordem financeira e mudar os hábitos de consumo.

2. Pagar as despesas de Natal e Reveillon.

Se você está com a vida financeira tranquila, esse dinheiro extra pode servir bem para ajudar nos custos das festas de final de ano. Presentes de Natal, ceia de Natal, confraternização de Reveillon.

Mas não esqueça de manter tudo dentro de um planejamento, nada de extrapolar. Tente começar o ano sem dívidas.

3. Guardar para os compromissos do início do ano, IPVA, IPTU, material escolar

Não esqueça dos compromissos do início do ano. Deixar uma fatia do 13º salário para diminuir o impacto dessas contas no orçamento é uma boa pedida.

4. Investir o capital.

Complicado sobrar alguma coisa depois de tantas obrigações, certo?

Realmente é, porém é sempre importante tentar planejar nossas finanças pessoais tentando guardar alguma coisa pensando no futuro.

Busque sempre pesquisar alguns investimentos que caibam no seu bolso, buscando sempre resultados de longo prazo, seja para sua aposentadoria, compra de algum bem, financiar estudos ou mesmo uma viagem dos sonhos. É sempre importante buscarmos rentabilidade pensando no futuro, afinal, não iremos trabalhar para sempre, não é mesmo?

Espero ter contribuído um pouco com as sugestões acima.

Um grande abraço a todos e até uma próxima oportunidade.

 

Felipe Campolina é Sócio/Diretor da Vanguard Investimentos, afiliada XP Investimentos. Assessor de Investimentos e especialista em mercado financeiro. Certificado pela ANBID, ANCORD e PQO Bovespa. Mestrando em Administração de Empresas.



Publicidade

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos