Menu

Franciney Carvalho

Coluna / Comércio Exterior / Eleição! Faremos a escolha certa?

Quem diria que o Brasil teria, no mesmo ano, dois grandes eventos que somente acontecem a cada quatro anos. Se no primeiro evento, a Copa do Mundo de Futebol, a Alemanha se sagrou campeã, tendo o técnico um time com 22 jogadores. No segundo, as Eleições, a última e decisiva partida ainda está em aberto. O presidente, no entanto, não estará sozinho nos quatro anos seguintes, ainda mais com um time de peso, com 81 senadores, 513 deputados federais, 27 governadores e 77 deputados estaduais só em Minas Gerais.


Por outro lado, entender a ligação do Comércio Exterior com a eleição se torna um grande desafio em meio às propostas dos candidatos. Tais propostas nos remetem às eleições anteriores pelo fato de se perceber poucasmudanças de discurso ou, talvez, de fato, pouco fizeramdurante os respectivos mandatos.

Seria, então, algo diferente propor melhorias na infraestrutura das rodovias, dos portos e dos aeroportos, sabendo que muitas regiões deixam de se desenvolverdevido à ineficiência dos modais de transporte? Atrairia votos propor medidaspara reduzir as importações dos produtos chineses que tanto têm afetado negativamente a indústria brasileira?Ou propor o fortalecimento da parceria Brasil-Argentina, já que a crise entre os dois tem afetado diretamente a indústria automobilística?

Para entender o contexto do comércio exterior mais para o desenvolvimento do Brasil e menos para atrair votos. É preciso lembrar que, a partir da década de 90, o país vem abrindo as portas do comércio para o mundo. Tanto queinúmeros produtos comercializados no Brasil são importados. Olhe a bateria do seu celular, por exemplo, e é bem certo de que não verá Made in Brazil. Da mesma forma, não estranhe ver muitos americanos usando as Havaianas, produto tipicamente brasileiro. Sem falar no açaí, conhecido como “fruto da globalização”, comercializado em vários países, com Made in Brazil.

Isso se deve ao fato do rumo da política brasileira no âmbito do comércio exterior. Não por menos, a escolha feita nas urnas terá uma forte contribuição para permitir o Brasil, nos próximos quatro anos, avançar ou não nesta aérea tão importante para economia do país.


Referências Bibliográficas

Estado de Minas. Belo Horizonte, 2ª edição, n. 25537, out. 2014. Disponível em: <http:www.em.com.br>. Acesso em 07 Out 2014.

METALURGICOS. Disponível em: http://www.metalurgicos.org.br/materia.asp?id_CO N=11464. Acesso em 06 Out 2014

NOTICIAISUOL. Disponível em: http://wap.noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde /2009/03/06/o-acai-fruto-da-globalizacao.htm. Acesso em 06 Out 2014




Franciney Carvalho é graduado em Administração com ênfase em Comércio Exterior pelas Faculdades Promove e pós-graduado em Logística pela UNA. Professor de Comércio Exterior nos cursos de Administração, Logística e Contabilidade no Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional – CEFAP.


Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 18

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 18

Notice: Undefined offset: 1 in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 34

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 34

Notice: Undefined offset: 2 in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 34

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 34

Notice: Undefined offset: 3 in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 34

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /var/www/setelagoas/templates/gk_news/html/pagination.php on line 34
O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos