Estamos iniciando o ano de 2012 e com ele também novos sonhos, novos projetos, novos investimentos. Aproveito para desejar que tudo isso aconteça na vida de cada um de vocês. Na última semana do ano de 2011, recebi alguns e-mails sugerindo uma matéria sobre como tornar a venda do imóvel mais segura.
Diante do exposto, seguem dicas importantes para nortear e tranqüilizar na hora da venda do imóvel. A maioria dos proprietários acreditam, que ao cadastrar o imóvel em várias imobiliárias, terão melhores resultados na negociação. Porém, alguns fatores comprovam que tal expectativa não se justifica e, mais ainda, ratificam a importância da exclusividade:
– Segurança: Com a exclusividade, somente os profissionais habilitados terão acesso ao imóvel, às informações do mesmo e ao cliente, além das chaves da unidade.
– Avaliação: Uma questão importante para uma boa negociação é a correta avaliação do imóvel. A falta de exclusividade pode proporcionar pareceres equivocados, com diferentes valores, dificultando a venda ou fazendo com que o proprietário perca dinheiro.
– Visualização: Quando uma unidade é trabalhada por várias imobiliárias pode ocorrer a desvalorização, já que possíveis compradores oferecerão valores abaixo do solicitado, por acreditarem que o imóvel está sendo “leiloado” ou que o proprietário precisa rapidamente do dinheiro.
– Divulgação: A imobiliária que possui a exclusividade não terá receio de fazer uma forte divulgação da unidade nos diferentes veículos de comunicação, pois não correrá o risco de perder o negócio durante determinado período previsto no contrato.
– Tranquilidade: A exclusividade evitará as tradicionais ligações de diversos profissionais que procuram a todo instante saber se o imóvel já foi vendido.
O contrato de exclusividade é essencial para todas as partes envolvidas em um negócio imobiliário. O proprietário está se desprotegendo quando não trabalha com essa opção. O contrato de exclusividade é garantia de segurança para o proprietário e o comprador. É muito importante para o corretor de imóveis, principalmente no que se refere à atuação e aos honorários do profissional. A exclusividade evidencia a proteção do profissional da intermediação imobiliária, assim como garante ao proprietário do imóvel uma prestação de serviços mais eficiente.
Em benefício do comprador do imóvel, a exclusividade proporciona uma aquisição segura, com informações precisas. É muito comum, atualmente, corretores de imóveis e imobiliárias atuarem em parceria para concretizar a negociação, mesmo que apenas uma possua a exclusividade. É sempre importante que os proprietários autorizem ou tenham ciência da relação de parceria entre os profissionais.
Os contratos de exclusividade, que variam normalmente de 60 a 90 dias (em alguns casos duram até seis meses), podem ser renovados por mais algum período. Caso o proprietário não fique satisfeito com a prestação do serviço, pode optar pela não renovação do contrato.
“Se o dinheiro for a sua esperança de independência, você jamais a terá. A única segurança verdadeira consiste numa reserva de sabedoria, de experiência e de competência”. (Henry Ford)
Um feliz 2012 para todos.
EXIJAM SEMPRE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E CREDENCIADOS PARA A NEGOCIAÇÃO IMOBILIÁRIA.
Dúvidas , sugestões ou dicas para as próximas matérias, estarei à disposição. Grande abraço a todos e até a próxima oportunidade!
Graziela Menezes
Creci 21.568
grazielamenezes@marcaoimoveis.com.br
Graziela é Corretora e Consultora Imobiliária. Sócio/Diretora da Marcão Imóveis. Possui MBA na FGV em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing.