Estamos em um momento favorável para comercialização e locação de imóveis, e isso, se deve, a alguns fatores: ascensão das classes sociais, estabilidade econômica e disponibilidade de crédito. Poucas pessoas têm disponibilidade de renda para efetuar uma compra de imóvel à vista. A imensa maioria necessita ou prefere financiá-lo. O que acontece no Brasil é que praticamente não existia crédito imobiliário. Foi inédita a nossa evolução de 2004 para 2011, saímos de 1% do PIB e fomos para inéditos quase 5% do PIB em crédito bancário imobiliário.
Retornando à pergunta dessa matéria, de acordo com o economista Ricardo Amorim, somente a médio e longo prazo correríamos este risco. A bolha é gerada por duas características que necessitam ocorrer em conjunto:
1- Grandes oportunidades de negociações. Todos querem entrar e aproveitar. Hoje esta característica está presente pelo grande volume de negociações.
2- Outra, o ar da bolha. Representado pelo percentual de participação de dinheiro emprestado em relação ao produto interno bruto (PIB) e da alavancagem que faz com que as pessoas comprem imóveis com recurso (dinheiro) que elas não têm, ou seja, pegam emprestado. No nosso caso, apesar do crescimento dos empréstimos dos últimos anos, ele ainda é minúsculo a ponto de desencadear o “estouro da bolha”.
O crédito imobiliário brasileiro representa um pouco menos de 5% do PIB e, para por em perspectiva, quando a bolha imobiliária americana estourou, ela era de 80% do PIB, na Suíça 130% do PIB, em Portugal e Espanha 60% do PIB, Reino Unido quase 100% do PIB e na Dinamarca mais de 100% do PIB.
Falta muito para chegarmos a ponto para que tenhamos uma bolha com as condições necessárias, para que ela esteja prestes a estourar. Isso não quer dizer que não possa acontecer daqui a vários anos, ou algumas décadas, mas, o ponto é: neste exato momento esta situação não está na iminência de acontecer.
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.”
EXIJAM SEMPRE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E CREDENCIADOS PARA A NEGOCIAÇÃO IMOBILIÁRIA.
Dúvidas , sugestões ou dicas para as próximas matérias, estarei à disposição. Grande abraço a todos e até a próxima oportunidade!
Graziela Menezes
Creci 21.568
grazielamenezes@marcaoimoveis.com.br
Graziela é Corretora e Consultora Imobiliária. Sócio/Diretora da Marcão Imóveis. Possui MBA na FGV em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing.